32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

O Fundo de Investimentos do Nordeste

quinta-feira, 31 de julho 2008



O Fundo de Investimentos do Nordeste, operacionalizado pelo BNB, colocará em oferta aproximadamente 434,4 milhões de ações, no seu terceiro leilão de 2008. O pregão ocorrerá amanhã (31), a partir das 9h45, horário local, via Sistema Eletrônico Mega Bolsa, coordenado pela Bolsa de Valores de São Paulo, em São Paulo (SP). A quantidade de ações ofertadas equivale a um volume financeiro de R$ 34,6 milhões.


Participarão do leilão 55 empresas sediadas no Nordeste e em Minas Gerais, sendo 23 do setor primário, 29 do secundário e três do setor de serviços. Os estados que possuem o maior número de empresas envolvidas são Pernambuco (14), Bahia (8), Paraíba (7) e Piauí


Nos leilões, ocorre a permuta de cotas do FINOR, de propriedade dos investidores, por ações componentes da carteira de títulos do Fundo, de emissão de empresas nordestinas dos mais variados setores de atividades, estando prevista, para o referido leilão, a critério do comprador, a liquidação de até 70% da operação em moeda corrente, em razão da faculdade conferida ao Banco de estipular parte do pagamento em espécie.


As sociedades corretoras credenciadas, representando os investidores, efetuam os lances para a aquisição das ações, observando os preços mínimos, divulgados através de editais de licitação publicados pelas Bolsas de Valores. Em todos os leilões realizados até o momento, o Fundo negociou aproximadamente 237,6 bilhões de ações, movimentando R$ 5.217,2 milhões.


Audiência


O Ministério Público do Trabalho convocou as direções de todos os partidos políticos com atuação no Estado para uma audiência pública. O evento será realizado nesta quinta-feira, 31/7, às 14 horas, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT-7ª Região), que fica na avenida Padre Antonio Tomás, 2110 (Aldeota).


Idade


O objetivo da audiência é obter de todos os partidos a assinatura de termo de compromisso de ajustamento de conduta no sentido de que se abstenham de contratar ou utilizar menores de 16 anos de idade para qualquer trabalho, inclusive entrega de panfletos, folhetos ou quaisquer outros tipos de propaganda na campanha eleitoral.


Exploração do Trabalho


A recomendação do procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, vice-coordenador Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, é de que os partidos também não utilizem (diretamente ou por meio de candidatos ou de empresas terceirizadas) adolescentes com idade entre 16 e 18 anos para entrega de panfletos ou outras formas de propaganda em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social e, ainda, em condições ou horários proibidos por lei e que, de algum modo, possam acarretar-lhes quaisquer prejuízos.


Advertência do Procurador


“A Procuradoria Regional do Trabalho, ao constatar o descumprimento às orientações apresentadas, proporá as medidas legais cabíveis, inclusive quanto à reparação dos direitos coletivos lesados pelo uso ilegal desta força de trabalho”, adverte o procurador. Ele sugere que os comandos estaduais das agremiações políticas repassem o termo de compromisso esclarecendo todos os seus diretórios municipais e os candidatos sobre o impedimento legal da exploração do trabalho infantil e adolescente.


Direito Previdênciário


Com o apoio da Associação dos Advogados Previdenciaristas do Ceará, presidida pelo advogado Luis Crescêncio Pereira Júnior, o
Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, realiza nos dias 1 e 2 de agosto no Hotel Blue Tree Premium, o XI
Simpósio de Direito Previdenciário.
 
Grandes Nomes


Durante os dois dias do evento, que contará com grandes nomes do Direito
Previdenciário de todo o Brasil, como Fábio Zambite Ibrahim, Jane Lúcia
Wilhelm e Melissa Folmann, serão abordados temas como a Desaposentação,
Aposentadoria por Invalidez, Pensão por Morte, dentre outros.
 
Profissionalizantes I


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos, promoveram diversos cursos de qualificação profissional. Os beneficiados foram 800 pessoas que fazem parte do Orçamento Participativo(OP), do Movimento de Conselhos Populares e de comunidade periféricas.


Profissionalizantes II


Ao todo, foram 35 turmas de 20 a 30 alunos, que iniciaram suas aulas no dia 23 de junho. As primeiras turmas estão sendo concluídas no dia 31 de julho e o encerramento de todas as atividades está agendado para o dia 19 de setembro. Os cursos estavam sendo disponibilizados, em todas as seis Regionais.


Software
 
O Congresso Estadual de Software Livre do Ceará, a se realizar
de 19 a 23 de agosto, na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, vai
promover uma maratona sobre segurança da informação. Os participantes
devem encontrar fa-lhas em um servidor previamente configurado, sendo
contemplado com um prêmio quem que obtiver êxito nessa atividade.
 



 

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com