32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

ONS calcula em 60% chance de La Niña ocorrer entre julho e agosto

terça-feira, 30 de abril 2024

O Operador Nacional do Sistema Elétrico calcula em 60% a probabilidade de que o La Niña se forme entre os meses de julho e agosto de 2024. Com isso, caso a previsão se confirme, a tendência é de redução da precipitação na região Sul e aumento nas regiões Norte e Nordeste, onde as chuvas deverão estar entre o normal e acima da média. Os sinais, no entanto, indicam a perspectiva de formação com o resfriamento das águas do Pacífico na área conhecida como 1+2 mais próximas das superfície, enquanto no 3.4 ainda está em níveis mais profundos.
De acordo com o acompanhamento dos meteorologistas do ONS, os modelos convergem para a formação do La Niña. O BOM da Austrália já sinaliza para uma situação de neutralidade. O NOAA, dos Estados Unidos, ainda não indica isso, coloca o El Niño como ativo, mas a tendência é da chegada do período de neutralidade em breve.
Segundo o diretor de Operação, Christiano Vieira da Silva, a tendência de climatologia de enfraquecimento do El Niño continua. A perspectiva é de que haja neutralidade no Outono e que no Inverno tenhamos o La Niña. Em maio a visão é de que a precipitação fique acima da média no Rio Grande do Sul e dentro ou próximo da média no Norte.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com