32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

Pesquisa aponta aumento no número de demissões em massa em 2023

terça-feira, 26 de março 2024

Um relatório do Ecossistema Great People & GPTW indicou que a quantidade de casos de demissões em massa aumentou no ano passado no Brasil. De acordo com as informações divulgadas, 16,7% das empresas do país tiveram episódios do tipo, enquanto, em 2022, o índice era de 12,4%. O levantamento ocorreu entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 e ouviu 1.864 pessoas em todo o território nacional, considerando representantes de setores como Tecnologia, Indústria, Serviços e outros.
A porta-voz da pesquisa e Diretora de Conteúdo e RI do Ecossistema Great People & GPTW, Daniela Diniz, ressalta que as mudanças enfrentadas após o período de crise sanitária estão entre os motivos para os resultados apresentados. “À medida que a pandemia foi arrefecendo, o retorno ao trabalho híbrido e presencial ganham força e a inteligência artificial entra no jogo, a demanda por aquele perfil de profissional que se buscou nos anos pandêmicos diminui e as empresas passam a reajustar seus quadros”, explicou.
Os cortes no setor da tecnologia são destacados nesse contexto, uma vez que grandes empresas como Google, Microsoft, Amazon e Meta estiveram envolvidas com dezenas de milhares de demissões em meio aos investimentos em inteligência artificial. A pesquisa indicou que 44,7% das empresas brasileiras já trabalham com algum modelo desse tipo de tecnologia, enquanto 24,1% estão estudando uma forma de utilizá-la. Paralelamente, 28,1% dos trabalhadores acreditam que essas ferramentas têm potencial para substituir a função exercida por eles de maneira total ou parcial.
Mesmo assim, o relatório aponta uma melhora quanto à insegurança no mercado de trabalho. No ano passado, o otimismo sofreu uma queda de 80% para 67,8%, mas, agora, a taxa voltou a subir para 70,4%. As contratações também devem apresentar alta neste ano, já que 47,5% das pessoas que responderam à pesquisa afirmaram que suas companhias pretendem aumentar o número de funcionários em 2024. Outras 8,5% disseram que iriam realizar demissões.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com