32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

Produção de carros é suspensa no RS e na Argentina

quarta-feira, 08 de maio 2024

A produção de carros no Rio Grande do Sul e na Argentina pararam em razão das fortes chuvas que atingiram a região. A fábrica da General Motors na cidade gaúcha de Gravataí está com as atividades interrompidas até sexta (10). A empresa americana parou a linha de montagem desde a última quinta (2), dia em que os temporais começaram a se intensificar no estado. A GM produz os modelos compactos Onix e Onix Plus em Gravataí, modelos que estão entre os mais vendidos do país. Atualmente, a marca ostenta 44.705 unidades emplacadas só nos quatros primeiros meses do ano, de acordo com estatística da Fenabrave, associação dos distribuidores de veículos.

O mesmo ocorreu com a Marcopolo, que possui sede em Caxias do Sul e é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no país. A parada das atividades forçada pelas chuvas ocorreu em um momento de alta para a companhia, cujo lucro líquido foi de R$ 316,9 milhões no primeiro trimestre de 2024, avanço de 34,1% se comparado com o mesmo período de 2023.

Já na Argentina, a linha de montagem do Fiat Cronos, na cidade de Córdoba, também está parada. Isso porque o Rio Grande do Sul é rota para o envio de itens necessários à fabricação dos carros. Além disso, parte das peças é fornecida por empresas instaladas no estado. A produção deve permanecer interrompida até o dia 13. O problema se soma a outros episódios recentes na indústria automotiva argentina, como a falta de peças que prejudicou o setor entre dezembro e março.
Outra marca que está com atividades mornas é a Volkswagen, que passou três meses sem produzir os modelos Amarok e Taos na unidade de Pacheco. A retomada ocorreu no dia 11 de março, em turno único. Outras montadoras instaladas no país vizinho podem ter a logística de distribuição afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, mas ainda não há confirmações de paradas.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com