32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

Seguros devem ficar mais caros no país após enchentes do RS

terça-feira, 28 de maio 2024

Após os problemas causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a leitura do mercado é que o valor dos seguros aumente em todo o país. Isso porque grande parte das seguradoras brasileiras terão grande impacto financeiro, superior, inclusive, que o da pandemia.
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 166 pessoas morreram em decorrência das chuvas no estado até sábado (25). No total, 469 municípios foram afetados, e 581.638 moradores foram desalojados. Ilan Kajan Golia, vice-presidente da corretora de seguros e consultora Alper, também espera um aumento disseminado nos preços das apólices. “Quando você tem eventos dessa magnitude nos Estados Unidos, no México, ou em qualquer região do mundo, eles são, de alguma forma, repassados a todos nós indiretamente. O mercado se autorregula de acordo com a sinistralidade”, diz.
Na avaliação do sócio da PwC e especialista em resseguros, se tem uma pressão de mais pessoas precisarem ter seguros, mas, por outro, as seguradoras também têm de considerar o risco climático no prêmio para serem sustentáveis. “Não tem mágica, tudo isso precisa ser equacionado para a seguradora não colocar a sua solvência, a sua existência, em risco”, disse. Dados apontam que a ocorrência desses eventos no Brasil tem aumentado. De acordo com a CNseg, 70% das perdas decorrentes de desastres naturais no país na última década aconteceram somente entre 2020 e 2023, atingindo 93% dos municípios brasileiros. “O Brasil não estava no mapa de riscos catastróficos. E, agora, ele passa a figurar nesse cenário em decorrência de eventos da natureza”, disse, afirma Kajan Golia.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com