A Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) vai passar a se chamar Transnordestina Logística Sociedade Anônima. A informação é do presidente da empresa, Tufi Daher Filho, lembrando que o novo nome já está registrado e dentro de poucos dias haverá a publicação oficial.
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Daher não justificou a mudança de nome da empresa, mas disse que foi fruto de consenso da área federal. Ele informou que na última quarta-feira, 2, houve uma reunião de acompanhamento em Recife, quando a Sudene resolveu passar todos os projetos da ferrovia para o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que vai analisar e aprovar o projeto e remetê-lo novamente para a Sudene.
Após a aprovação pelo Órgão, ficariam liberados os financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor) e da própria Sudene, que dependeriam ainda da licença de instalação do Ibama no que se refere a questão ambiental. "Esse foi um passo importante e acho que a ferrovia vai seguir em frente sem qualquer problema", acredita.
» Empréstimos. Com relação ao BNDES, informou que são dois empréstimos, um de R$ 565 milhões, para a Companhia Siderúrgica Nacional e outro de R$ 335 milhões, para a Transnordestina Logística Sociedade Anônima.
Tufi acrescenta que os recursos da Sudene que vão ser repassados pelo Banco do Nordeste para a ferrovia serão de R$ 2,227 bilhões. Ele lembrou que o Finor vai dedicar a ferrovia R$ 823 milhões.
Ao todo, o projeto da Transnordestina tem 1728 quilômetros e a parte do Ceará, (de Missão Velha ao Pecém), são 680 quilômetros. No momento, segundo Tufi Daher, estão sendo construídos os 100 primeiros quilômetros da ferrovia entre Missão Velha (Ceará) e Salgueiro (Pernambuco).