A secretária estadual de Planejamento e Gestão Pública, anunciou a contratação de consultorias para o recadastramento de aposentados e pensionistas e estudo atuarial do Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público. A tomada de preços está marcada para as 15 horas do próximo dia 30, na Procuradoria Geral do Estado.
De acordo com Silvana Parente, a iniciativa tem por objetivos atualizar informações e estruturar a previdência estadual. Os levantamentos devem começar em agosto próximo e com finalização prevista para o final deste ano. Conforme ainda a secretária de Planejamento, paralelo ao recadastramento de aposentados e pensionistas, haverá outro envolvendo os servidores da ativa.
Sobre a criação de um fundo de pensão para a categoria após esse procedimento, a titular da Seplag informou que seria precipitado falar sobre o assunto no momento. "O estudo atuarial é que vai elaborar a proposta de ações do Estado nessa área. Portanto, só conhecendo a realidade é que poderemos partir para a ação", justificou.
O Estado conta, hoje, com um quadro de 80 mil servidores na ativa, 32 mil aposentados e cerca de 13,5 mil pensionistas, segundo dados da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública do Estado.