32 C°

terça-feira, 14 de setembro de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mix

Cirurgião plástico indica 7 principais cuidados na recuperação pós-cirurgia plástica

quinta-feira, 14 de janeiro 2021

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos, tornando-se o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. De acordo com o último senso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), foram contabilizados 1 milhão e 498 mil cirurgias plásticas no país.

Reprodução

Ao contrário do que se pensa, a eficiência de uma cirurgia plástica não depende somente do seu planejamento cirúrgico. A preocupação com os cuidados no pós-operatório tem demonstrado ser um fator preventivo de possíveis complicações, aumentando as chances de um resultado estético mais satisfatório e rápido.

Após ser realizada qualquer intervenção cirúrgica, o corpo precisa de um tempo para se regenerar. O sistema imunológico fica abalado, e assim a circulação sanguínea precisa trabalhar em dobro. A cicatrização e a eliminação de líquidos consomem uma energia muito grande do paciente. Por isso a importância de seguir as orientações do médico no pré e pós-operatório.

Segundo o cirurgião plástico, Dr. Alan Landecker, a recuperação é uma etapa essencial e deve ser levada muito a sério pelo paciente. Quando as orientações do médico não são seguidas corretamente, existe uma chance muito grande de surgirem complicações que podem ser impossíveis de corrigir.

Para acabar com todas as dúvidas, o especialista revela 7 cuidados essenciais que o paciente deve seguir após realizar qualquer cirurgia plástica.

1 – Repouso

Após a cirurgia é recomendado que o paciente fique em repouso absoluto entre 5 a 7 dias, mantendo sempre a cabeça elevada em caso de cirurgia facial, inclusive na hora de dormir. Também é indicado o uso de antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos, para que o paciente tenha uma recuperação completa e confortável após a cirurgia, sem sentir dor.⁣⁣⁣

2- Curativos

Os curativos costumam ser retirados somente 7 dias depois da cirurgia. Eles devem ser realizados conforme as instruções do médico escolhido. As cicatrizes devem ser lavadas com água e espuma do sabonete. No caso de rinoplastia, por exemplo, ao invés do tampão, deve-se dar preferência a um splint de silicone, que tem um túnel embutido para passagem de ar; permitindo ao paciente conseguir respirar pelo nariz.

Uma vez retirado esse splint, o paciente precisa lavar seu nariz muito frequentemente com soro fisiológico, para evitar um acúmulo de sujeira que afete de forma adversa sua a respiração.

3- Higiene

O primeiro banho deve ser morno e com um banco sempre por perto. As tonturas são muito comuns no primeiro dia. Geralmente acontecem náuseas, que são por causa da queda da pressão. Quando isso acontecer, recomenda-se ficar em repouso sentado ou deitado por cerca de cinco minutos até a melhora.

4- Dar um tempo para a prática de exercícios físicos

Nos primeiros 30-60 dias após a cirurgia, não é indicada a prática de exercícios físicos pesados e nem a exposição ao sol. Essa orientação precisa ser respeitada, para que o processo de recuperação ocorra da melhor forma possível e sem complicações.

5 – Drenagem Linfática

Existem alguns tratamentos estéticos que podem auxiliar na recuperação e ajudar o organismo nas suas funções, acelerando os resultados. Um deles é a drenagem linfática, massagem que auxilia o organismo na eliminação de líquidos e pode evitar o aparecimento de fibroses. Ela é muito indicada em pós-operatórios de abdominoplastia e lipoaspiração.

6 – Fisioterapia (em caso de rinoplastia)

Independente da técnica adotada, após qualquer cirurgia de nariz o paciente pode apresentar inchaços e manchas roxas abaixo dos olhos e na região do nariz. A região operada também fica mais sensível. Por isso, recomenda-se que o paciente faça acompanhamento com um fisioterapeuta responsável ao longo do processo pós-operatório.

A fisioterapia, quando associada à rinoplastia, pode apresentar excelentes resultados como aceleração do processo de recuperação; redução do inchaço e dor do pós-operatório; prevenção de complicações comuns.

7- Orientações Médicas

Seguir as recomendações do médico e tomar todos os cuidados necessários é absolutamente crucial para um bom resultado após uma cirurgia plástica!

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com