27.1 C
Fortaleza

Complicou? Veja o que o Ceará precisa

A derrota para o Vitória e os incríveis 4 a 3 do Macaé sobre o Atlético-GO em pleno Serra Dourada devolveram o Ceará para a zona de rebaixamento da Série B. Após ver interrompida a sequência de cinco vitórias que o fez respirar na competição, o time de Lisca chega à penúltima rodada um ponto atrás do rival direto pela única vaga em aberto. Em absoluto, a distância é pequena, especialmente porque os times se enfrentam no Presidente Vargas na última partida. Mas o problema é a rodada 37, que resguarda um desafio dos mais difíceis para o Ceará e um que, de início, parece fácil para o Macaé. A situação, mais uma vez, está bem complicada para o Alvinegro de Porangabussu.

Christian Alekson / cearasc.com
Christian Alekson / cearasc.com

Panorama
Para depender apenas de si, o Ceará precisa pelo menos de um empate no próximo sábado, mas vai enfrentar o vice-líder América-MG fora de casa. A tarefa de casa, portanto, será uma verdadeira prova de vestibular. Já o Macaé tem boas chances de vencer o rebaixado Boa Esporte em casa, ou seja, neste momento, os ventos sopram a favor do time do Rio.

Nesse cenário: se o Ceará perder e o Macaé vencer, o time do Rio escapa e o Vozão passará a mirar Oeste ou Atlético-GO; se os dois tiverem resultados iguais, o Alvinegro precisará de uma vitória simples no último jogo – o Ceará tem a vantagem do empate nos pontos, pois possui uma vitória a mais que o Macaé. Já se o Vozão somar mais pontos que o rival, bastará um empate diante da sua torcida.

Hoje, de acordo com o estatísticos, o Alvinegro tem cerca de 50% de chances de ser rebaixado. Os índices exatos são de 39,8% (site Chance de Gol), de 46% (Infobola) e de 53,8% (Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais).
Lado bom?

Embora tenha sido catastrófica, a rodada 36 teve alguns lados bons (ou menos ruins) para o Ceará. Pra começar, deixou o América-MG a apenas um empate do acesso e praticamente sem chance de título, o que pode ser interessante, já que a igualdade é tudo o que o Ceará precisa. E, ao perder para o Paraná, o Coelho mostrou que não é imbatível. A rodada também revelou que o rebaixado Boa Esporte, futuro adversário do Macaé, não é um peso morto, pois sapecou 3 a 0 no Bahia (que vive má fase, é verdade), tirando o time tricolor da luta pelo acesso.

Por fim, os últimos resultados atraíram mais dois times para a luta contra o rebaixamento, o que é bom para a equipe de Lisca. Oeste e Atlético-GO estão, agora, apenas dois pontos à frente do Ceará e ainda se enfrentam nesta sexta-feira. Quem perder (ou se empatarem), irá para a rodada 38 no alcance do Ceará, independentemente do resultado do jogo contra o América-MG. Aí, enquanto o Vozão receberá o (relaxado ou como adversário direto) Macaé, o Atlético-GO visitará o Bahia e o Oeste receberá o Paysandu no encerramento da Série B.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img