Depois de chegar à fase final da Liga Mundial com o pior retrospecto entre as seleções classificadas, a seleção dos Estados Unidos passou pelo Brasil na semifinal e conseguiu, neste domingo, uma grande vitória contra a Sérvia por 3 sets a 1, parciais de 26/24, 23/25, 25/23 e 25/22. Desta forma, os americanos conquistaram o título inédito da Liga Mundial.
Na fase final da competição, a equipe da Sérvia não sabia o que era perder um set em 10 disputados e conheceu o sabor da derrota contra os EUA. Os americanos começaram muito bem e logo abriram 5 a 1, mas os sérvios conseguiram entrar no jogo, indo para o tempo técnico com 16 a 12. Os europeus começaram a jogar várias bolas para Miljkovic, campeão olímpico em 2000 e quatro vezes melhor jogador da Liga, na hora da definição, mas isto não foi suficiente e o set terminou em 26/24.
O americano Millar virou tudo no segundo set, com uma grande atuação, mas os Estados Unidos não conseguiram fechar. Do outro lado da rede estava o jovem ponteiro Janic, essencial para a vitória sérvia, quando empatados em 23, ele salvou uma bola fora da quadra muito difícil e na volta, um bloqueio triplo marcou o 24º ponto. O set terminou com um bloqueio simples de Janic em 25/23, comemorando como se fosse o título da Liga.
Em um terceiro set cheio de alternativas técnicas, com grande participação dos treinadores, trocando peças o tempo todo, o sérvio Miljkovic continuou sendo muito chamado para as jogadas, mas sendo bloqueado seguidamente. Com boa atuação do veterano levantador americano Ball, de 36 anos, os Estados Unidos conseguiram fechar em 25/23.