32 C°

domingo, 7 de agosto de 2022.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Fortaleza 296

Fortaleza – em quase três séculos de expansão

quarta-feira, 13 de abril 2022

Por Yasmim Rodrigues

Nascida às margens do Riacho Pajeú, Fortaleza tem uma história de início simples como um povoado que servia de ponto de abastecimento para os navios que navegavam entre o Maranhão e o Piauí. Aos poucos, a região foi demonstrando sua importância e desenvolvendo seus potenciais. Atualmente, com seus 2.669 milhões de habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital alencarina é a 5ª cidade mais populosa do Brasil, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.

Foto: Israel França/ Arquivo Pessoal



Observar o comportamento do mercado imobiliário na cidade pode ser um bom termômetro para compreender melhor o crescimento urbano de Fortaleza. De acordo com estudos do IBGE, em apenas 10 anos, entre 2005 e 2015, a área urbana do município cresceu 50%, com 397,05 km², dos quais 92% eram ainda considerados “área densa”, onde se há pouco espaço entre as construções e maior capilaridade das vias.

Nesse contexto, o corretor de imóveis Elihu Lira explica que Fortaleza tem se destacado no cenário nacional, principalmente no setor do alto padrão, com prédios modernos e cheios de inovação. “O mercado imobiliário vive um bom momento em Fortaleza decorrente tanto de um cenário nacional favorável, quanto a avanços na legislação, como por exemplo, o aumento da altura máxima dos prédios, que ajudou a viabilizar novos projetos em bairros como o Meireles, região que recebeu grande parte dos novos empreendimentos nos últimos anos”, detalha.
O profissional explica ainda, que além dos historicamente visados bairros do Meireles e da Aldeota, a cidade começa a desenvolver projetos em novas localidades. “Quando o assunto são casas em condomínio, Eusébio e o bairro De Lourdes ou Dunas são os locais favoritos dos clientes e consequentemente dos empreendedores também”, exemplifica.

A expansão em direção ao Eusébio pode ser facilmente percebida ao  avaliar-se as novas construções residenciais. “É no Eusébio que estão praticamente todos os loteamentos de alto padrão. Esse tipo de empreendimento tem atraído muitas famílias em busca de mais espaço e qualidade de vida, principalmente depois da pandemia. Um clima gostoso de cidade de interior, com todo tipo de serviço e a 10 minutos de Fortaleza”, pontua Elihu Lira.
De acordo com ele, a expansão do mercado imobiliário para além dos limites entre municípios possibilita o desenvolvimento econômico de outras regiões. “Traz para o cearense alternativas de moradia com melhor custo-benefício, além de desafogar um pouco os bairros tradicionais. É um movimento normal que acontece com o crescimento das grandes cidades”, opina.

Miguel Nobre, diretor do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-CE) e corretor na região do Eusébio há 15 anos, detalha que a Secretaria de Infraestrutura divulgou que há cerca de 260 projetos, entre aprovados e em andamento, a serem viabilizados no Eusébio. “Sempre vi no Eusébio um potencial muito grande, porque é uma cidade onde há um incentivo muito interessante para empresários que querem investir na região”, afirma.
Para ele, a questão econômica também é um ponto importante no que diz respeito à comparação de viver entre Fortaleza e Eusébio. “A questão do metro quadrado ainda é bastante acessível em relação à Fortaleza. Hoje nós temos ainda terrenos com preço acessível para construtores que buscam localização boa para fazer os seus empreendimentos”, explica.

Beatriz Fajardo, é moradora do Eusébio há 16 anos e pôde perceber as mudanças ocorridas nos últimos tempos. “A gente costumava se deslocar muito para Fortaleza. Hoje, a gente percebe que acabou virando ‘uma coisa só’ porque esse desenvolvimento de Fortaleza causou mudanças bruscas para nós que moramos aqui. A CE-010 é um grande exemplo disso, um outro é o fato de que aqui não existiam tantos condomínios e nem mesmo apartamentos, mas hoje a gente já percebe que a população de Fortaleza vem ocupando o Eusébio e trazendo a necessidade desse tipo de construção”, relata.

Para a moradora, existem inúmeros benefícios na aproximação entre os dois municípios, porém, também há pontos negativos que precisam ser destacados. “Características de trânsito como a movimentação em horários de pico que há anos atrás não existiam, agora são marca registrada”, afirma. Além disso, Beatriz Fajardo acredita que o Eusébio está perdendo cada dia mais a característica de ser um lugar calmo e pouco movimentado. “O Eusébio já não é mais um município de sítio e casas, abriu espaço para shoppings, supermercados e grandes restaurantes”, detalha.
Por outro lado, Fajardo reconhece que o desenvolvimento econômico possibilitado nos últimos anos também tem sido benéfico para o município de maneira geral. “O Eusébio vem se desenvolvendo de forma rápida, os meios de acesso entre uma cidade e outra também facilitam. Trabalhar em Fortaleza e morar no Eusébio , ou vice versa é algo bem recorrente e cada vez mais comum justamente pelo crescimento da cidade de Fortaleza que acarreta no crescimento necessário do município do Eusébio”, explica.

Elihu Lira, por sua vez, defende que a existência de fatores negativos e positivos é algo comum, pois nenhuma cidade no Ceará estaria preparada para um crescimento tão veloz. “A vantagem é que esse crescimento aumenta a arrecadação em impostos, que em conjunto com uma gestão eficiente, pode melhorar a infraestrutura da região”.
Não é a primeira vez que Fortaleza ultrapassa as fronteiras de seus limites, o que está acontecendo atualmente no Eusébio lembra, em partes, o que ocorreu no século passado com a região da Messejana. Em 1760 fundou-se a “Vila Nova de Messejana da América”, que ao longo dos anos foi um importante ponto econômico no contexto do escoamento de gado e, mais tarde, do algodão. Em 1921, porém, o governador do Ceará, Justiniano de Serpa, rebaixou o município de Messejana à categoria de distrito anexado à Fortaleza.

Atualmente, Messejana é um dos bairros mais conhecidos de Fortaleza, sendo famoso não só por pontos turísticos característicos como a estátua de Iracema na Lagoa de Messejana, mas também por prédios como o Hospital de Saúde Mental de Messejana e a Vila Olímpica ou, a histórica Feira da Messejana, uma das maiores que acontecem na capital.
Para o corretor de imóveis, Cândido Rodrigues, apesar das semelhanças, há diferenças significativas que separam o processo ocorrido em Messejana e o que acontece no Eusébio. “O Eusébio já nasceu município, já nasceu fora de Fortaleza. Acredito que o Eusébio vai estar sempre em crescimento, sempre em desenvolvimento e sempre será um destaque no estado do Ceará”, pontua.

Rodrigues avalia ainda, que existe um perfil específico de clientes que estão buscando a mudança para o Eusébio. “Grandes empreendimentos, faculdades e colégios estão chegando na região. Com isso, pessoas que moram em apartamentos na capital buscam casas para ter um pouco mais de conforto. 90% dessas pessoas vêm de Fortaleza advindas de bairros como Aldeota, Meireles, Bairro de Fátima, Cocó e alguns locais da região Oeste”, detalha.
Para ele, o crescimento urbano de Fortaleza tem características marcantes com arquitetura moderna e projetos arrojados que anteriormente só poderiam ser vistos no sul e sudeste do país. “Já podemos desfrutar desse tipo de empreendimento que está surgindo principalmente na região da Beira Mar no interior do estado como Fortim, Cumbuco e Taiba. Acredito que ainda vamos ter muitas surpresas que vão gerar impacto na cidade de Fortaleza”, pontua.

Além do Eusébio, Cândido Rodrigues acredita que Fortaleza esteja se expandindo em outras direções. “O Porto das Dunas, em Aquiraz, também merece destaque pelo potencial turístico e construtivo. As minhas expectativas para o crescimento imobiliário são as melhores, a gente vê que a cada ano o mercado vai se superando e surpreendendo. O mercado imobiliário proporciona uma possibilidade de crescimento e os profissionais têm que acompanhar essas mudanças com muita atenção”, afirma.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com