27.1 C
Fortaleza

Pandemia faz disparar consumo de vinhos no Brasil e portugueses ganham destaque

Os Vinhos de Portugal vêm crescendo em popularidade entre os brasileiros e têm muitos benefícios.

Foto: Divulgação

Ao contrário do que se pode intuir, o aumento de 72% no consumo de vinhos, segundo dados da Ideal Consulting, que aconteceu nos últimos meses – no Brasil, especialmente entre abril e junho, não é uma má notícia. Muito pelo contrário; o crescimento da popularidade da bebida à base de uva é alento para a indústria vinícola e, além disso, para os próprios consumidores, já que o vinho, bebido com moderação, é sinônimo de boa saúde.

Os benefícios salutares do vinho são inúmeros, mas o Sommelier Marco Ferrari aponta os principais. “A uva tem alguns componentes que têm poder antioxidante, os chamados polifenóis. Mais especificamente os taninos e as antocianinas que, basicamente, dão a cor e o corpo ao vinho. E como essa bebida é feita de maneira totalmente natural, sem que seja fervida ou destilada, aquilo que está na fruta, como sais minerais, vitaminas e esses antioxidantes estão, sem tirar nem pôr, no vinho”, explica.

O especialista ainda reitera que, em alguns casos, o vinho é melhor do que a uva, já que a fruta possui glicose e frutose, açúcares estes que se transformam em álcool durante o processo de fermentação do vinho. “A princípio isso parece ser negativo, mas o álcool em si não é nocivo ao ser humano, logicamente excetuando as pessoas que tenham alguma contra indicação clínica. Mas se a pessoa estiver sadia, o vinho, bebido com moderação, pode fazer muito bem, pois o álcool favorece a digestão. Por isso, inclusive, aconselha-se o consumo de vinho durante a alimentação”, detalha Ferrari.

Direto da terrinha!

De acordo com a Sommelier da D’vinos, Virgínia Nunes, algumas características são mais presentes nos vinhos que vem de Portugal. “Os vinhos portugueses são, geralmente, feitos de blends [misturas, na tradução livre]. Em Portugal, eles costumam utilizar bastante suas próprias uvas, e assim criam vinhos muito equilibrados e elegantes”, ilustra a especialista.

Virgínia conta que, na terra de nossos colonizadores, são muito cultivadas uvas como a touriga nacional e a alicante bouschet. Essa segunda, inclusive, impressiona pela capacidade de dar cor à bebida. “Ela é capaz de produzir um vermelho ruby, uma cor bem intensa”. Ainda segundo a Sommelier, os brasileiros podem encontrar com mais facilidade vinhos portugueses provenientes da região do Douro e do Alentejo.

Festival

Foto: Divulgação

Desde o dia 23 de outubro e até 1º de novembro, mais de 2.500 estabelecimentos dedicarão suas prateleiras físicas e virtuais aos vinhos portugueses durante o primeiro Festival Vinhos de Portugal no Brasil, que se espalhará, presencialmente, por 18 estados e online alcançará os consumidores de todo o País com a participação de grandes e-commerces.

Lojas no Ceará também participam do evento, que promove esses vinhos. “Portugal está atento ao consumidor e quer estar cada vez mais próximo. Por isso, fomos onde o consumidor está neste momento: nos supermercados, e-commerces, lojas e empórios. O Brasil está redescobrindo Portugal, há uma variedade de castas incrível, muita coisa ainda por chegar e os consumidores estão cada vez mais ávidos por novidades. Portugal tem o que oferecer. Convocamos os consumidores brasileiros para descobrirem os sabores de Portugal nos supermercados de todo o País. Os estabelecimentos certamente estão preparando boas ofertas e descontos”, comemora Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.

Confira algumas sugestões de vinhos portugueses que irão fazer sucesso:

O Pera-Manca é um dos ícones do vinhos de Portugal. Ele não é produzido anualmente, já que depende de uma safra “excepcional”. Além desse, vêm da mesma vinícola rótulos conhecidos, como o Cartuxa Évora e o Cartuxa Évora.

Foto: Divulgação

O Quinta do Cachão é feito a partir de um blend e, apesar de vir da região do Douro, que produz vinhos mais fortes, é uma ótima opção para aqueles que ainda não estão acostumados com o paladar português. Outras opções são o Loios e o Paulo Laureano.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img