28.5 C
Fortaleza

Centro de Operações de Emergência vai monitorar casos de dengue no Ceará
Para ampliar e agilizar a organização de estratégias de vigilância, frente ao aumento de casos de dengue no Brasil, o Ministério da Saúde instalou, na semana passada, um Centro de Operações de Emergência – COE Dengue. O anúncio foi feito pela ministra Nísia Trindade durante a abertura da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília (DF), reforçando que a atuação será coordenada com estados e municípios. A medida permite uma análise minuciosa, porém ágil, dos dados e das informações para subsidiar a tomada de decisão e definição de ações adequadas e oportunas para o enfrentamento dos casos. “A mensagem é de mobilização nacional, de união de esforços com estados e municípios. De um Brasil unido contra a dengue. Nós estamos, desde novembro, com uma série de ações para monitorar o avanço da doença. Temos o SUS, com toda sua capilaridade, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. É um movimento de governo, mas também precisamos do apoio da sociedade”, frisou a ministra. A fala da ministra da Saúde reitera a coordenação, por parte da pasta, de uma série de atividades preparatórias para a sazonalidade de 2024. Desde o ano passado, o governo federal está em constante monitoramento e alerta quanto ao quadro das arboviroses no Brasil, convocando a sociedade, unindo esforços e trabalhando pela conscientização das medidas de prevenção em todo o território nacional. Em 2024, até o momento, o Brasil registrou 243.721 casos prováveis de dengue, sendo 52.069 casos na semana epidemiológica 1 (31/12 a 6/1), 63.995 na semana 2 (7 a 13/1), 79.872 casos prováveis de dengue na semana 3 (14 a 20/1) e 47.785 casos na semana epidemiológica 4 (21 a 27/4). Os dados são do painel de atualização de casos de arboviroses do Ministério da Saúde. No Ceará, neste ano, foram registrados 548 casos prováveis de dengue. Com o acionamento do COE, o Ministério da Saúde vai ampliar o monitoramento da situação, com ênfase em dengue, para orientar a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e de controle de vetores. O planejamento das ações e a resposta coordenada serão feitos em conjunto com estados e municípios e de forma interministerial.

Nem aí pro fervilhão cearense
Foco de Lula nas eleições municipais será em capitais com maior disputa com o bolsonarismo. Uma dessas cidades será Porto Alegre, onde Maria do Rosário disputará a prefeitura.
Diz a notícia…
O presidente Lula (PT) direciona suas atenções para as eleições municipais deste ano, concentrando-se nas capitais onde a disputa com o bolsonarismo se mostra mais acirrada.
E mais…
Lula intensificou as articulações para formar alianças e indicou seu interesse em se envolver ativamente nas eleições onde a polarização entre sua base aliada e os apoiadores do PL é evidente. Onde tiver um “bozo’.
Fortaleza tá na conta
Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre estão no radar do presidente, onde as eleições se desenham como um embate entre lulistas e bolsonaristas, mesmo com múltiplas candidaturas aliadas ao PT.
Brasília-Juazeiro do Norte
A GOL Linhas Aéreas lança a partir do dia 12 fevereiro de 2024 sua oferta de voos diretos entre o aeroporto de Juazeiro do Norte (JDO) e Brasília (BSB).
Dia e noite
Serão 4 frequências semanais, de segunda a domingo, de ida e volta entre a cidade do Cariri e Brasília, em horários planejados para suprir, nos dois sentidos, as demandas nos períodos da manhã e noite.
Luz própria
O Ceará ultrapassou 73,5 mil conexões de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos. São 833,8 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
Trocando em miúdos
Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Ceará a atração de R$ 4,2 bilhões em investimentos, geração de mais de 25 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img