26.1 C
Fortaleza

Realidade de Ciro
Um dos assuntos dominantes no mundo político no Ceará do final da semana foi a longa entrevista concedida pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, ao jornal O Globo, e que abrangeu todos os aspectos administrativos e políticos relacionados com a situação atual do Estado do Ceará. A despeito de todos os aspectos expostos e analisados pelo governador, um destaque foi a parte da entrevista relacionada com o ex-ministro, ex-governador, ex-deputado e ex-prefeito de Fortaleza, Ciro Ferreira Gomes, a quem tem sido a culpa pelo desmantelamento da coligação PDT-PT no Ceará, criando graves problemas, principalmente para este último partido. Entre as declarações do governador destaca-se a que ele descarta uma reaproximação com quem tem se referido com tanta agressividade contra o seu governo, desferindo acusações da maior gravidade que, ele, desafiado a provar, não o faz. Na mais, Elmano ao referir-se aos resultados eleitorais alcançados por Ciro nos pleitos em que ele disputou a presidência da Nação, foi que ele “recebeu da população a resposta para a sua postura política “atribulada, descabida e cheia de ódio”. Ao mesmo tempo em que expõe seus pontos de vista sobre Ciro Gomes, Elmano faz os maiores elogios ao senador Cid Gomes, de quem ele e Camilo foram sucessores, dando sequência aos grandes projetos lançados por ele que governou o Ceará com grande eficiência. Ciro afastou de si valiosos aliados políticos.

Reações a um absurdo. No Ceará está sendo registrada grande reação de autoridades e lideranças políticas, tendo em vista uma onda de agressões e ataques sofridos pela ativista na luta contra a violência de que mulheres são vítimas, ou seja, Maria da Penha, cuja Lei que leva o seu nome é hoje o escudo de milhões de mulheres contra a violência em geral. Atendendo a apelo da ministra Maria Aparecida, o governador Elmano e a secretária Jade cuidam de plano de defesa para aquela grande líder.

Litígio Piauí-Ceará. Amanhã, na sede da Defensoria Pública Estadual, aquela entidade promove uma amostra de novos documentos relacionados com o litígio através do qual autoridades do Piauí tentam se apossar de uma das áreas mais preciosas do Ceará. A Defensoria quer mostrar que há provas científicas, históricas, sociais e territoriais que mostram o Ceará com toda razão.
Urgências do Estado. Mesmo que ainda não tenha vindo a público, resultados da primeira reunião do governador Elmano de Freitas com os membros da sua nova Secretária, ele próprio já tem admitido que há muitas urgências a serem resolvidas. Nesse sentido, ele deixa claro todas as obrigações mais carentes a serem resolvidas por secretários e diretores de órgãos governamentais.
Sucesso na PECNORDESTE. A PECNORDESTE, além do grande evento de notável importância para o desenvolvimento do Nordeste, assim como do país, teve este ano uma grande atração, que foi destaque, ou seja, o “Mulheres no Agro”, com a participação de mais de mil representantes, incluindo do Palácio da Abolição, Augusta, do Senado Janaína e da ALECE, Jô Farias.
Salvando vidas. Para o deputado Fernando Hugo (PSD) seria mais que oportuno que as Comissões de Saúde da ALECE e da CMF, elaborassem e realizassem um plano destinado a uma ampla campanha de doações de sangue, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelo Hemoce, principalmente por nos encontrarmos no “Junho Vermelho”, para se salvarem muitas vidas.
Querendo saber. Em meio à explosão de grandes festejos do Período de São João, uma notícia séria: Ministério público, sem acusações ou desconfianças deseja, simplesmente, saber a origem dos recursos com estão sendo pagos a artistas famosos, cujos “cachês” chegam a R$ 700,000,00. Diante dessa situação, alguns dos prefeitos de cidades onde ocorrem espetaculares festivais matutos, dizem que gastam as verba de emendas parlamentares de deputado e senadores
Fórum prestigiado. Terminou se tornando um êxito a realização, em Fortaleza, do Fórum Municipal de Segurança Pública, no Grande Hotel Mareiros, onde autoridades e lideranças políticas tiveram o ensejo de ouvir palestra do ministro Flávio Dino, ex-ministro da Segurança Pública. O tema foi “Perspectivas e Desafios da Segurança Pública na visão de STF e STJ”.
Bom exemplo. Ainda a propósito do Fórum Municipal de Segurança Pública, o ministro Flávio Dina evidenciou os méritos dos responsáveis por aquele evento, que, a seu ver, representa um grande exemplo para todas as capitais do Brasil, às quais cabe dar também bom exemplo para todos os municípios, por onde se inicia a segurança da sociedade. O Fórum foi nova boa iniciativa do presidente Gardel Rolim.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img