28.5 C
Fortaleza

A animação política

Tem quem não goste, tem quem goste e tem quem não está nem aí pro processo político de uma campanha que se anuncia em pré-campanha, onde os jogos de poder e as insinuações se multiplicam e se manifestam em sutilezas ou no jogo bruto, tipo taqui eu querendo seu voto e tal. Depois do advento das redes sociais, nem sempre limpo, nem sempre honesto, nem sempre capaz de expor as capacidades – as boas – de candidaturas, a coisa começou mais cedo. Que fica um pouco mais barata, isso fica, porque os pré-candidatos gastam apenas com disseminadores de notícias, falsas ou verdadeiras ao invés de comprarem simpatias de cabos eleitorais e outros tipos de eleitores que se vendem como bambu, ao sabor do vento de pix, que é pra ser bem moderno. Assim, os partidos da onda, no Ceará, por exemplo, botam seus titulares e reservas em campo. Ninguém fica no banco. Todos vão a campo para aquecimento. Já viram cavalo decorrida antes do páreo. Fazem galope para os apastadores. Uns até puxam forte pra mostrarem a musculatura. É igualzim na política. O PT vai pra corrida com meia dúzia de candidatos, pré, a prefeito de Fortaleza. Não fala noutra coisa. Os “bozos” têm uns quatro ou cinco. Os comunistas já têm titulares, como sempre. Os cheios de novidades escondem o leite, mas mandam áulicos derrarem uns alguidás de nata e de coalhada nos caminhos, e ainda botam açúcar pra chamar beija-flor. E ainda tem a troca de partido, seja como janela partidária, seja como cooptação mesmo, dessas brabas de formação de time, com ou sem especulação. Neste começo de mês, longe ainda do tempo formal, oficial para abertura de campanhas, já tem muitas delas no ar. Tem boi dançando em terreiro próprio, boi dançando no terreiro alheio, boi ensaiando com o Cazuza, a Burrinha, Catirina e Vaqueiro e ainda a Danona, com seus apetrechos. Assim, pra quem gosta de uma festa 0800, seja servido porque daqui pra frente vamos viver o que em Sobral chamam Terreiro Alegre. É ali onde o “boi”dança.

Acordo TCE-UECE vai pós graduar. Tribunal de Contas do Ceará e a Uece, em parceria com a Capes, abrem, a partir de 1º/2 (até 1º/3), chamada pública para cinco cursos de especialização (pós-graduação lato sensu), na modalidade de ensino a distância do Sistema Universidade Aberta (UAB).

Chegam hoje
Alckmin e João Campos, respectivamente vice-presidente da República e Prefeito do Recife, devem desembarcar é logo hoje em Fortaleza para a festa que o senador Cid Gomes vai oferecer por sua inscrição do PSB. Ê ê.
Por telefone?
A aprovação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 49%, de acordo com pesquisa PoderData realizada entre os dias 27 e 29 de janeiro. Aviso: a margem de erro é de dois pontos porcentuais.
2.500 entrevistados de 229 municípios do País
O índice subiu três pontos porcentuais desde o último levantamento realizado pelo instituto, em dezembro de 2023. A desaprovação à gestão do petista, oscilou negativamente, de 44% para 42%.
A reeleição de Sarto
O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), apontou que a escolha do nome do atual prefeito Sarto (PDT) já está madura; “Essa é uma decisão que nos une, une todo o PDT, tanto em Fortaleza, como no Ceará. É uma prioridade nossa”.
Contas em dia
“Esse nome mostra quem trabalhou mais, quem fez mais. O que está em jogo são os avanços do PDT e a gestão do próprio prefeito Sarto”.“Somos a economia que mais cresce no Nordeste e investimentos batendo recordes”.
“Trabalhamos com esse plano”
“E é sobre isso que se trata a pré-campanha de Sarto. Não é sobre a pessoa em si, é sobre o projeto e quem fez mais”. Essa definição do PDT já é tomada. Há pré-candidaturas em outros partidos, não no nosso”.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img