26.1 C
Fortaleza

A pandemia letal do crime

O crime organizado da maneira como está evoluindo em todo o país, tem a letalidade de uma pandemia sem eficiente para os malefícios. É posição exposta pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal resumindo o nível a que atingiu essa mal que estigmatiza gerações implantando o terror e a insegurança generalizada. A sua gravidade termina por causar, entre outros males, desencontros de opiniões sobre as causas e fatores responsáveis pelas origens e crescimento da criminalidade. Alguns políticos defendem a implantação de medidas extremas, enquanto outros, também favoráveis ao rigor no enfrentamento, manifestam-se contra o risco de derramamento de sangue nas operações policiais. Adversários dos que se encontram no poder unem vozes acusando o presidente, governadores e prefeitos de não terem soluções para impedir o crescimento das facções que agem no Ceará. Desencantado com autoridades, o tecido social se esgarça sofrendo a influência das milícias de bairros ganhando musculatura para impor leis próprias fortalecendo organizações que alimentam a escalada do crime. Em Fortaleza, milícias bem armadas exercem o domínio territorial de comunidades da periferia como se fosse uma cidadela onde só é possível circular com autorização do comando marginal. A visão desse trágico momento no curso do tempo se modificou a luz de suas consequências, dificultando uma intervenção saneadora do estado em defesa de ações concretas que assegurem às pessoas o direito de exercer com plenitude a sua cidadania, sob pena do crime se tornar mais relevante do que o respeito aos deveres sociais.

Ataque das eólicas. A informação surpreende quem acompanha o desenvolvimento de energias renováveis. Estudo da Fiocruz e da Universidade Federal de Pernambuco, constatou que moradores das proximidades de parques eólicos estariam tendo problemas de saúde como perturbação auditiva, insônia, palpitações e tristeza com ameaças de depressão, entre outros incômodos. Segundo a Fiocruz e a UFPE, trata-se de síndrome das turbinas eólicas expulsando moradores do seu habitat.

Mais segurança. O esforço e empenho redobrados do governo para ampliar o poder repressivo da segurança no Estado passou a contar com mais 2.700 Policiais Militares e 80 peritos para a Polícia Civil. Com esses números, o Ceará passará a contar com o mais numeroso contingente de policiais da Região do Nordeste.
Benefícios fraudulentos. Conforme traz a público o presidente Lula, o Governo vai fazer um pente-fino nos milhões de benefícios fraudados desde antes e durante a pandemia para economizar R$ 30 bilhões desviados por falsificações. Os programas bolsa-família, MBC Loas, seguro desemprego e auxílios-doença, são tungados por gigantescas tramoias eleitoreiras.
Pacote dos Poderes. No decorrer desta semana, a prioridade da Assembleia Legislativa será debater e aprovar pacote de medidas destinadas a barrar ações das facções criminosas com abrangência em todos os 184 municípios. Trata-se de matéria inédita elaborada conjuntamente pelos três poderes – Executivo Legislativo e Judiciário funcionando em bloco. .
Pacificador. Enquanto os adversários defendem uma ação “olho por olho, dente por dente” para combater facções criminosas, o deputado Evandro Leitão adverte contra o rigor excessivo que pode levar a um “banho de sangue,” fazendo lembrar o lema do marechal Rondon para catequizar indígenas. ”Morrer sim, matar nunca”.
Arrumando a casa. O final da semana passada foi mais um período para a continuidade da missão do senador Cid Gomes (PSB) para acalmar os ânimos de aliados no interior do Estado. Esteve em oito municípios unindo adversários políticos. Trata-se, segundo ele, trata-se de ação extremamente delicada, por conta de rivalidades antigas.
Injustiça da Globo. TV Globo foi bastante parcial quando, classificou o São João de Caruarú (PE) e Campina Grande (PB) como os maiores do Brasil. Parece não ter chegado ao conhecimento da Vênus Platinada os 2,5 milhões de frequentadores, e as 280 atrações artísticas e musicais com o recheio de 250 quadrilhas juninas em Maracanaú.
Marmota em Caridade. A cidade de Caridade está atraindo atenções. Com o prefeito cassado, assumiu interinamente o vice que não é do agrado da maioria dos munícipes. Há vereadores pedindo ao presidente da Câmara Municipal Erivaldo Fernandes, a extinção do cargo de vice-prefeito.
Politicalha. O prefeito de Fortaleza fez uma visita ao IJF pra conhecer de perto as duas crianças vitimadas por tiroteios na chacina do Barroso, em atitude de extrema humanidade. O mesmo não aconteceu com políticos oposicionistas que consideraram a visita um ato de demagogia.

“O ex-presidente Bolsonaro vai mostrar a Lula que não é só ele quem tem força no Nordeste. Vamos vencer as eleições para a prefeitura de Fortaleza com o seu apoio”. Deputado André Fernandes, candidato do PL.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img