27.8 C
Fortaleza

A presença de Jade

A professora e vice-governadora do Ceará, Jade Afonso Romero, sim, ela é mesmo, ainda não se provou como liderança que merecesse ocupar um cargo de tamanha relevância. Não que tenha comprometido a competência da mulher cearense, nem se deve deixar de creditar a ela algum mérito pessoal que a faça merecedora da confiança de todos os cearenses. O que faz falta à vice-governadora é um currículo político que a credencie a exercer o segundo cargo da governabilidade sem parecer uma figurante tutelada por assessores nem sempre competentes. Sentar-se à mesa das decisões que orientam a política de um governo fruto de resultados eleitorais obtidos através das urnas espelhando a vontade popular, exige antes de uma aspiração pessoal, algo mais do que estar no lugar certo na hora certa para emergir como solução para problemas condicionados a manifestação de uma filosofia de gênero. Algo que melhor se adeque as vontades de comando, para não causar dificuldades a uma perspectiva segura de evitar choques de governo. Jade Romero, também professora, está politicamente distante de Isolda Cela. Mas só na vivência política. Culturalmente o seu currículo é bom para pessoas da sua idade. Com licenciatura em pedagogia pela UNIFOR, tem passagem pela Gama Filho, Lisboa e outros centros educacionais, demonstrando, desde jovem, uma irreprimível vocação para a atividade política como presidente da Juventude do MDB, Secretária Especial da Casa Civil e Secretária de Participação Popular. Não é muito, mas já é um bom começo para torná-la maior do que a esperança de hoje. Mas com toda certeza, ela chegará onde for o seu destino.

Retorno da COELCE?. Enquanto a CPI da ENEL aproxima-se do encerramento, o deputado Renato Roseno propôs a realização de um plebiscito, a ser feito no dia da eleição de outubro, para ressuscitar a COELCE. Na sua visão, essa ação seria mais segura do que manter contrato com a ENEL que errou em todos os estados.

CPIs aos montes. Atendendo aos queixosos pela falta de CPIs na Câmara Municipal de Fortaleza, o presidente Gardel Rolim autorizou, de uma vez, a realização de três delas: de Transportes por Aplicativo, CAGECE, e ENEL – Fortaleza. Presidirão os vereadores Lúcio Bruno, Marcio Martins e Pedro Matos, com prazo de 60 dias para montarem grupos.
Dupla de cantores. Não se pode dizer que o prefeito de Fortaleza está renovando bem os eventos de inaugurações na urbe. Agora, tem banda para acompanhá-lo nas suas cantorias e ganhou um companheiro formando dupla com o deputado André Figueiredo, presidente nacional do PDT.
Brasilidade. A Central Única das Favelas – CUFA, que tem à frente o cearense Preto Zezé, dá mais uma demonstração de grandeza ao mobilizar os favelados de todo o Brasil para a arrecadação do que for necessário ao povo do Rio Grande do Sul. Isso, sim, é brasilidade!
Competência na ABIH. Herdeira do empresário Ivan Bezerra, sua filha Ivana é a primeira mulher a assumir a função de presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotelaria – ABIH-CE. Que consiga apagar o fracasso da gestão do Manuel Linhares besteirol, como era chamado o seu antecessor.
Jogo pesado. O pleito de Caucaia deverá ser dos mais ferrenhos. O próprio presidente Lula deixa claro que, ao lado do governador Elmano, jogarão pesado para a eleição do petista Catanho, com a maior aliança partidária do Ceará, integrada pelos seguintes partidos: PT-MDB, AGIR, AVANTE- PSD-PV-PCdoB, Psol e Republicano.
Saúde de Bolsonaro. O ex-presidente Jair Bolsonaro, iniciou tratamento de obstrução intestinal e de erisipela, no Hospital Santa Júlia, de Manaus (AM), sendo transferido para o Hospital Vila Nova Star, da cidade de São Paulo. Até a tarde passada não havia informações sobre a saúde dele.
ZPE avança. A ZPE do Complexo Portuário e Industrial do Pecém ao superar as 83 mil toneladas de cargas exportadas, assume a liderança desse setor, confirmando a condição de ser a mais importante da América Latina, ao mesmo tempo em que comprova a condição e esteio da economia do Ceará.

“Não tenho a menor dúvida de que o prefeito Sarto Nogueira será reeleito com expressiva votação logo no primeiro turno”. Vereador Gardel Rolim, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img