27.1 C
Fortaleza

Abraço de afogados

Abraço de afogados País com o maior amontoado de partidos do mundo ocidental, o Brasil registra a maior frequência de agremiações que se autodestroem a cada campanha eleitoral. Um exemplo são os casos do PSDB e PDT que dominavam a política elegendo bancadas numerosas para o Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. O PSDB, no seu ápice, chegou à presidência da República vencendo Lula. Hoje o esse antigo monumento está limitado a 17 cadeiras na Câmara dos Deputados. Em recentes tentativas para sobreviver ensaiou uma federação com o Cidadania que não funcionou. O PDT que também alcançou altas posições no pódio eleitoral só tem hoje uma bancada de 18 deputados e, igual ao PSDB, solfeja em estertores para evitar a sepultura. Em recente encontro no apartamento do ex-senador Tasso Jereissati, PDT e PSDB articularam uma aliança de ressurreição lançando Élcio Batista como candidato à vice do prefeito Sarto Nogueira, cargo que já ocupa, evidenciando que não dispõe de outros nomes expressivos. O presidente nacional do PSDB, senador Marconi Pirillo, não parece levar muita fé nessa aliança diante da situação em que se encontram os dois partidos. Pirilo não disse, mas ficou no ar a impressão de que essa aliança não passaria de um abraço de afogados. Esses partidos estão sobrevivendo com as glórias do passado.

Mérito pessoal. A eleição para as 27 Comissões Técnicas da Câmara dos Deputados deixou exposta uma triste realidade: mesmo o Ceará tendo dado a Lula grandes vitórias, apenas um parlamentar do nosso estado conseguiu conquistar uma presidência com o deputado Danilo Forte. Só para esclarecer, Danilo é da oposição e não deve nada ao presidente. Foi eleito por mérito próprio.

Crise. Em Juazeiro do Norte o prefeito Glêdson vive momentos depois de ter busca e apreensão em sua residência. Ele acusa o Governo do Estado e o deputado Fernando Santana, seu provável antagonista em outubro, de perseguição política.
Ibiapaba pede socorro. Lideranças políticas e empresariais do Planalto da Ibiapaba estão se articulando para denunciar o crescimento de facções criminosas em toda a região. A droga chegou com tudo trazendo em sua esteira traficantes do Ceará, Piauí, e Maranhão. Trata-se de uma tríplice aliança formando o maior cartel de criminosos do estado.
Lula, Camilo e Evandro. Camilo Santana, pai da criança, acompanhou o deputado Evandro Leitão em Brasília para a foto emblemática do candidato do PT à prefeitura de Fortaleza ao lado do presidente Lula.
Projeto de Lei. Na Assembleia Legislativa tramita Projeto de Lei do deputado Romeu Aldigueri, regulamentando o uso de celulares em salas de aulas. O Líder do Governo não poderia ser mais feliz na sua iniciativa. Familiares e professores atribuíam a queda no aproveitamento do ensino, a contaminação dessa tecnologia nas escolas.
Mais uma contra Cid. Em Aracati, o prefeito Bismarck Maia sofreu rasteira do PT aliando-se a adversários bolsonaristas. Para o deputado Eduardo, seu filho, o povo de Aracati não entendeu a falsidade política. Explicação: Bismarck é de corpo e espírito, ferrenho aliado do senador Cid Gomes.
Guimarães vai aos fatos. A atuação da ENEL no Ceará gerou uma CPI não concluída, dando mostras que poderá se agravar com a entrada em cena do deputado José Guimarães manifestando também descontentamentos. Prometeu ir à sede da ANEEL para exigir fiscalizações nunca feitas e exigir indenizações pelos prejuízos causados à sociedade.

“Se no Brasil tivéssemos menos partidos, teríamos, com certeza, menos corruptos governando ou legislando”. Ministra Cármen Lúcia, do STF.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img