32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Adoção: casal supera dificuldades para construir família

quinta-feira, 27 de junho 2024

Família ficou conhecida nacionalmente após um erro no processo de adoção obrigá-los a devolver o filho para instituição acolhedora

Dalila Lima

Thallys Lima, Santiago Moreira e Gabriela Moreira / Foto: Arquivo Pessoal

A adoção é uma das mais puras demonstrações de amor que alguém pode fazer. Este ato revolucionário de amor transforma vidas, um gesto que não tem cor, sexo ou idade, ele simplesmente acontece. Quem escolhe adotar está ressignificando a vida de uma criança ou adolescente.

No Brasil, conforme o Sistema Nacional de Adoção, do Conselho Nacional de Justiça, atualmente existem pouco mais de cinco mil crianças e adolescentes disponíveis para adoção.

A digital influencer Gabriela Moreira ou “Gabriela Arandela” como ficou conhecida nacionalmente, e o marido, Thallys Lima, ambos naturais de Tianguá, sempre tiveram o desejo de ter uma família grande, e adotar era um sonho do casal, mesmo antes de descobrirem o problema da infertilidade.

“Eu já casei pensando em ter muitos filhos, nosso sonho era ter 5 filhos. Mas não queríamos logo, e adotar sempre foi um sonho nosso, mesmo antes de descobrir a infertilidade. Então entramos na fila e não restringimos o perfil, a nossa única escolha foi a idade, colocamos crianças até 2 anos e deixamos Deus tomar conta”, afirma Gabriela.

Depois que descobriram o problema da infertilidade, o casal entrou na fila da adoção em 2018. Como exigido por lei, eles passaram por todo o processo de legalização, fizeram o curso de adoção na Vara de Tianguá. Em setembro de 2020, eles receberam uma ligação da instituição acolhedora informando que um bebê de um mês havia chegado no local e que eles seriam os pais daquele pequeno.

Gabriela afirma que um dos momentos mais emocionantes foi quando segurou o Santiago em seu colo e ele sorriu. Segundo ela, aquele momento ficou marcado na sua mente. “Quando eu peguei ele no colo, ele sorriu, as meninas do abrigo disseram que ele nunca tinha sorrido. Tenho foto desse momento e ficou marcado na minha cabeça”, relembra.

A adoção do Santiago mudou completamente a vida dos dois, conforme a influencer, as rotinas e prioridades passaram a ser outras, tudo para poderem proporcionar o melhor para o filho.
“Nossa vida mudou completamente! A rotina, as prioridades, mas principalmente o sentido, parece que depois do Santiago tudo tem um maior sentido, até cuidar da nossa saúde, mudar os hábitos para ser exemplo, trabalhar mais para proporcionar uma vida melhor a ele”.

Para eles, a adoção é um encontro de almas, um dos gestos mais puros que alguém pode ter por outro. “A adoção pra nós é um verdadeiro encontro de almas! Eu acho incrível como Santiago tem muita coisa de nós”.


“Quando devolvemos ele para o abrigo, meu mundo desabou, ali ele já era “minha vida” e saber que ele estava deixando o conforto, o nosso colo, isso me deixava arrasada. Já havia 2 meses que esperávamos a decisão quando eu soube que ele ia ser vinculado a outra família, ali me deu uma sensação de impotência, de desespero, de raiva, de injustiça, foi um misto de sentimentos”, relembra.

Quando soube que o filho seria vinculado a outra família, Gabriela decidiu usar suas redes sociais para desabafar e contar o que estava acontecendo. Desesperada, ela relatou toda a situação e o como estava se sentindo, entretanto, não imaginava o tamanho da repercussão que o caso iria ganhar.

“Foi nesse dia que soltei na internet como um desabafo, eu jamais imaginava a proporção que ia tomar, no vídeo eu não pedi para compartilharem, eu só falei toda a injustiça que estava acontecendo conosco, e daí as pessoas se comoveram e em menos de 12 horas a publicação já estava a nível nacional”, afirma.
Após a repercussão e a desistência de outros casais, uma decisão judicial da Comarca de Tianguá concedeu a guarda do bebê ao casal, atendendo um parecer favorável do Ministério Público do Ceará (PMCE).

Somente em 2021, após um ano e meio, o casal conseguiu registrar o filho. A partir daí, eles poderão apresentá-lo oficialmente. Em suas redes sociais, a influenciadora publicou um vídeo comemorando o momento.

“O dia que nós tanto esperamos chegou. Você mudou as nossas vidas e, hoje, mais do que nunca, posso dizer que você é meu filho. Nosso Santiago. Tão querido, tão amado. Hoje, posso mostrar seu rostinho lindo”, contou.

O casal permanece na fila da adoção e pretende aumentar ainda mais a família. “Pretendemos ter mais filhos, não sei se pela a adoção ou gerado na minha barriga. Continuamos na fila e também cuidando no tratamento para engravidar, temos 7 embriões congelados. Deixa Deus cuidar disso”, finaliza.
Hoje Santiago está com 3 anos e 10 meses, os pais compartilham sua rotina nas redes sociais.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com