32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Aniversário de Fortaleza será comemorado com shows no sábado

sexta-feira, 12 de abril 2024

Os 298 anos da capital cearense serão celebrados neste sábado, 13, com uma noite de shows no Aterrinho da Praia de Iracema. Entre as principais atrações divulgadas pela Prefeitura do Município, destacam-se as apresentações das cantoras Preta Gil e Vanessa da Mata, bem como dos grupos locais Borogodó e Essas Mulheres. O momento festivo está marcado para ter início às 18h. “Vamos parabenizar nossa cidade com muita música. O Aterrinho da Praia de Iracema estará pronto para receber vocês”, prometeu o prefeito José Sarto em publicação nas redes sociais.
Para o titular da Secretaria de Cultura (Secultfor), Roberto Viana, a comemoração é uma oportunidade de destacar a cultura local, bem como é um impulso para o turismo e para a economia. “É um momento também para reconhecer as conquistas alcançadas […] Este ano, o show do Aterrinho traz uma programação feminina, com duas artistas nacionais e duas atrações locais. Seguimos planejamento de uma grande festa para os fortalezenses e visitantes, além de extensa programação que inclui a final da 6ª edição do Festival de Música da Juventude, espetáculos, entregas de equipamentos como presentes para a cidade, passando por áreas como saúde, educação, infraestrutura, esporte, cultura, juventude, desenvolvimento econômico e mobilidade”, detalha.
340 comerciantes foram credenciados para atuar na celebração após terem participado da capacitação que visa garantir a qualidade dos serviços. São proibidas as vendas em em recipientes de vidro e os profissionais também não têm autorização para a utilização de qualquer categoria de inflamável. A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) verificará o cumprimento das condições, bem como possíveis estruturas irregulares no espaço público e a comercialização de materiais proibidos como cigarros eletrônicos.
Para facilitar o acesso às comemorações, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) divulgou que irá coibir o estacionamento na Rua João Cordeiro e Av. Beira-Mar às 5h do dia do evento. Além disso, a partir das 7h também devem ocorrer bloqueios viários nos seguintes trechos: na Av. Beira-Mar, entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús; Rua Ildefonso Albano, entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar; e Rua João Cordeiro, entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar.
Por isso, as autoridades de trânsito orientam que os fortalezenses que desejam assistir aos shows priorizem o transporte público, táxis ou veículos por aplicativo. A AMC lembra que não é permitido estacionar em espaços como passeios, garagens e ao lado de canteiros.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que haverá 17 linhas no entorno da festa e a frota deve ser reforçada também por 15 veículos reserva. Durante todo o dia, os usuários do transporte público poderão utilizar a tarifa social, que possibilita um desconto no valor da passagem. O preço da tarifa inteira será de R$ 3,90 e a estudantil, R$ 1,50.

Segurança e limpeza
A Prefeitura de Fortaleza afirmou que a segurança do aniversário será feita por 132 agentes, que estarão presentes na faixa de areia, no mar e nos terminais de ônibus. A operação inclui desde o patrulhamento a pé e em motocicletas, até o salvamento aquático. O evento contará também com um Posto Médico Avançado (PMA) para atender eventuais necessidades. O PMA deve dispor de duas unidades móveis, uma de suporte avançado e outra de suporte básico.
A Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) garantiu que há um plano de limpeza preparado para ser executado após o término da festa. O trabalho deverá abranger a coleta de resíduos na faixa de areia, calçadão e nas travessas do trecho compreendido entre a Rua Idelfonso Albano e a Rua João Cordeiro. Além da equipe de garis, o serviço deverá dispor de um compactador, três máquinas varredeiras e um microcoletor. Antes dos shows, haverá uma varrição das 08h às 15h. No domingo, 14, a operação começa à meia noite e vai até às 4h. Os catadores do projeto Re-Ciclo também atuarão na limpeza e a expectativa é que seja recolhida meia-tonelada de materiais.

Por Yasmim Rodrigues

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com