32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Apenas 29 dos 121 bairros de Fortaleza têm Parada Segura; são 41 instalações no total

segunda-feira, 10 de junho 2024

Com promessa de 200 equipamentos do tipo até dezembro de 2024, gestão Sarto, caso permaneça com atual ritmo de implementação, terá instalado menos da metade ao final deste ano

Kelly Hekally

Uma das paradas seguras está instalada no Aterro de Iracema / Foto: Marcos Moura / Divulgação PMF

Levantamento da Prefeitura de Fortaleza disponibilizado a pedido do O Estado CE mostra que apenas 25% dos 121 bairros da Capital têm as chamadas Paradas Seguras. O percentual aponta que 29 bairros contam com o equipamento.

Leia também
Capitão critica Sarto, afaga Camilo e diz que André e Girão não têm perfil de conciliação

Em comunicado ao jornal, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), responsável pela ação, informa que “os locais foram escolhidos a partir de critérios como o maior fluxo de ônibus, bem como a frequência de registros de ocorrências policiais”.

O total de paradas do tipo tem uma média de sete implantações por mês, de dezembro de 2023 a maio de 2024: são 41 instaladas. O prefeito José Sarto (PDT) informou que, até o final deste ano, 200 paradas seguras estariam disponibilizadas na Cidade. Se a média atual for seguida, contudo, apenas 90 equipamentos do tipo estarão disponíveis até o final de 2024, ou seja, 110 a menos que a promessa da Prefeitura.

A reportagem perguntou à Etufor se o número de instalações mensais do parada segura aumentaria e o respectivo cronograma de ação; quais bairros ainda receberão a iniciativa e as regionais; como as imagens são repassadas às forças de segurança pública estadual e se também encaminhadas à Guarda Municipal, a fim de colaborar com a segurança pública, mas até o fechamento deste conteúdo não obteve retorno. Foi solicitado também à assessoria de imprensa do órgão, como alternativa, uma fonte da Etufor para conversar sobre os números, mas também não houve retorno.

Em texto institucional publicado em seu site no último domingo (8), a Prefeitura diz que “já concluiu 15 estações do projeto Parada Segura na Capital” e que “41 abrigos já foram instalados e outros 25 estão em andamento”. A gestão Sarto acrescenta que “os novos modelos de abrigos contam com wi-fi, painéis de previsão de chegada das linhas em tempo real, videomonitoramento, iluminação em led, requalificação de calçadas com pavimento acessível com piso tátil e espaço reservado às pessoas com deficiência”.

No quesito segurança pública, Executivos municipais são orientados a medidas que aumentem a proteção da população por meio de iluminação pública, ocupação dos espaços públicos, videomonitoramento e câmeras.

A boa pavimentação das ruas também é apontada como mecanismo para redução de assaltos. No final de maio, o prefeito Sarto, em meio à troca de farpas com o Governo do Ceará, anunciou que vai armar guardas municipais, como medida de proteção aos fortalezenses.

Mais conteúdo sobre:

Fortaleza parada segura

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com