26.1 C
Fortaleza

“Assanhamento” de Girão

O Estado do Ceará nem a Nação brasileira não elegem deputados nem senadores cuja atuação seja marcada pelo silêncio e pela inatividade. Não interessam à nossa sociedade, congressistas dispostos apenas a receberem suas ricas “boladas”, marcar presença e dizer amém às orientações dos líderes, seja governista ou oposicionista. Também não se elegem parlamentares para pronunciar discursos bombásticos, ou para desferir ataques excessivos e injustiçados aos outros poderes constituídos. Daí, as críticas de jornalistas políticos de prestígio e renome à maneira como vêm se agravando as posições assumidas no Plenário do Senado Federal, pelo senador Eduardo Girão (NOVO-CE). A mais recente agressão dele foi direcionada ao Tribunal Superior Eleitoral, que ele tachou abertamente de “bilionário e desnecessário”, e que deveria ser substituído pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Isso traduzido significa um acinte a uma instituição em cujas mãos encontra-se a harmonia que impede cada pleito de levar o país a convulsões internas. Como se nada faltasse, ele investiu até contra a ministra Carmen Lúcia, figura gigante da Justiça brasileira, por ela ter classificado como crime a utilização abusiva das redes sociais, o que ele julga malefício à liberdade de expressão. Atitudes como essas nos levam a crer que aquele político está trabalhando para jogar no lixo a grande votação, com a qual ele derrotou até lideranças com o poder político de Eunício Oliveira, a que ocorreria mais nos dias de hoje. Bravatas em Plenário ou na imprensa nunca levam a bons finais.

Apoios de peso. Em seu empenho no sentido da implantação das taxações dos super-ricos, o ministro da Economia do Brasil, Fernando Haddad, além do apoio dos políticos brasileiros direciona o seu esforço rumo a grandes lideranças mundiais. Uma delas é o Papa Francisco, que defende também esse tipo de medida. Haddad já se encontra em Roma, onde já tem aprovado encontro com o Bispo de Roma, visando os muitos bilhões que essa medida proporcionará aos pobres do Brasil e do Mundo.

PMF contra o crime. O prefeito de Fortaleza Sarto Nogueira anuncia, como necessidade urgente colocar em ação mais de 800 membros da Guarda Municipal, modernamente armados, como contribuição para maior segurança da população da capital cearense. Esses profissionais serão fundamentais para ajudar na ação em que o Estado andou falhando.
Fim da tragédia. Uma decisão liminar do desembargador Hermann Benjamin, do STJ, deu ponto final ao processo de cassação do mandato e dos direitos políticos do deputado Jeová Mota, do PDT. Para aquele magistrado nada há de ilícito nas atitudes de que ele é acusado. Pelo menos até o momento, o caso cheira a politicagem.
Compromisso cumprido. O governador Elmano comunicou pelas redes sociais que o DETRAN inicia o atendimento a mais de 20 mil pessoas beneficiadas com a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, sendo 5.000 para Fortaleza. Para esse atendimento, os interessados terão que consultar a página do DETRAN na Internet. Será uma ajuda importante para muitos.
Vaga confirmada. O desembargador Abelardo Benevides, presidente do TJCE confirmou o nome do juiz Paulo Nogueira para preenchimento por merecimento, da vaga deixada pelo desembargador Teodoro Santos. Quanto à outra vaga deverá ser preenchida por decisão do governador Elmano, que deverá fazer essa escolha através de uma lista tríplice do TJ.
Carreira em evolução. A propósito da saída do desembargador Teodoro Santos, essa é a prova da evolução da carreira daquele magistrado. Depois de brilhante atuação como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, ele sobe agora importante degrau, ao assumir a vaga de Ministro do Superior Tribunal de Justiça, que é um importante trampolim para o STF.
Jade e elas. A vice-governadora e titular da Secretaria da Mulher, Jade Romero, comandou ontem, na Escola de Saúde Pública o I Encontro Regional de Plano Estadual de Políticas para a Mulher, com a presença de centenas de mulheres do interior e da capital. O projeto, segundo ela, é o de implantar esse Plano em todos os 184 municípios.
Entusiasmo de Evandro. O deputado Evandro Leitão, presidente da ALECE demonstrou entusiasmo, em relação ao sucesso e do encerramento da Sessão Itinerante daquele Poder na Região de Canindé, onde populações de vários municípios tiveram vasta programação de cultura, arte educação, assistência médica, além de debates a respeito das demandas da Região.
Primeiros efeitos. Segundo foi informado ontem, por fontes ligadas à Segurança Pública, era de dez a quantidade de homicídios, antes da posse do secretário Roberto Sá, e da exposição do governador Elmano sobre as medidas a serem tomadas contra a criminalidade. Coincidência ou não, o número de assassinatos registrados diminuiu.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img