23.1 C
Fortaleza

Boatos ou não, tem fundamento

O PSB organiza os seus quadros para o período de maior fortalecimento de sua História no Ceará, apesar dos comentários que vierem pela crônica política. Trata-se do surgimento de uma terceira via para a sucessão municipal de Fortaleza, supostamente alimentada pelos irmãos Ivo e Lia Ferreira Gomes, tendo como objetivo o lançamento da candidatura da ex-governadora Izolda Cela, sem que se saiba da posição do senador Cid sobre a polêmica informação, sabendo-se dos seus compromissos com o governador Elmano e com o ministro Camilo Santana. Também não se tem qualquer referência ao que poderia achar o presidente do PSB, Eudoro Santana, quando há a certeza de que o seu planejamento é a eleição de deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores do interior, para consolidar o PSB como a maior força política do estado, patamar já alcançado com os 40 prefeitos lastreados por deputados federais e estaduais ainda presos ao PDT. Quanto à professora Izolda Cela, ela já aceitou como fato consumado a escolha do presidente Evandro Leitão pelo bloco governista. Na verdade ninguém sabe se essa terceira via não seria mais um boato de pré-campanha, ou se foi algo lançado a título de balão de ensaio para sondar o ambiente dentro do governo. Pelo sim ou pelo não, qualquer manifestação desta natureza é inteiramente atrativa e possível. O próprio senador Cid Gomes tem feito advertências à voracidade com que o PT quer impor a sua força para cooptar lideranças de partidos aliados trabalhando em silêncio a estruturação de uma base política sólida no interior para atender a orientação de Lula, apossando-se de territórios ocupados por qualquer partido, valendo tudo para eleger o maior número de deputados federais para libertar Lula do deputado Artur Lira que vem afrontando o presidente com o seu poderio avassalador.

Mexida o balde. Podemos estar próximos de uma mexida no xadrez político-partidário da Região Metropolitana de Fortaleza. A quase certeza de que o prefeito Acilon Gonçalves, presidente do PL vai deixar esse partido para se abrigar no PDT ou no PSB, pode vingar. No primeiro caso, ele apoiaria a reeleição do prefeito Sarto, velho companheiro da Câmara Municipal. No segundo, passaria a ser um significativo reforço para a candidatura de Evandro Leitão. Só isso basta.

Ninguém esperava. Na ALECE, o deputado Renato Roseno usou a tribuna para elogiar a eficiência da Polícia Federal na investigação dos atores responsáveis pelos atos de vandalismo do dia 08 de janeiro. Na sua visão, já era tempo de investigar e punir não só autores da destruição, mas, identificar também financiadores e insufladores.
Vai ferver. Para o senador Eduardo Girão, vai ferver o Plenário do Congresso Nacional, na votação da reoneração das folhas de pagamento, e, ao mesmo tempo, o corte, pelo presidente Lula, dos R$ 5,6 bilhões de emendas, de que senadores e deputados não admitem abrir mão. O bom mote do Congresso diz que não se mexe em mulher, nem no bolso de políticos,
Problemas da oposição. Segundo observadores, são grandes os problemas a serem enfrentados por pré-candidatos oposicionistas à Prefeitura de Fortaleza. Wagner quer os votos de bolsonarista, mas, nega ser bolsonarista. Ao mesmo tempo, o deputado André Fernandes, do PL, bolsonarista fanático, não se mostra disposto a apoiar Wagner.
Baixar a bola. Quanto ao infante deputado André Fernandes, é bom ele baixar a bola. O bolsonarismo está em baixa e já sem força para conquistar os votos que ele precisa para eleger-se prefeito de Fortaleza.
O que fazer com a ENEL?. A ENEL, campeã nacional de denúncias por suas falhas, depois de causar perdas incalculáveis à população no período do “Réveillon”, voltou a repetir a dose durante as festas carnavalescas deixando milhares de endereços sem energia elétrica. O que houve com a CPI instalada pela Alece para punir a empresa?
Já é tempo. Ex-menino de ouro dos Ferreira Gomes, o deputado Mauro Filho em período de adaptação fora do seu casulo, diz que já era tempo da Câmara dos Deputados colocar em pauta a reforma administrativa. Com declarações mornas sem risco de polemizar, ele vai escapando como pode…
Fernanda em 1º.. A deputada Fernanda Pessoa diz que deve haver pressa na regulamentação da inteligência artificial, antes que ela comprometa a democracia. Expressou um pensamento nacional sobre o avanço da tecnologia em atribuições humanas. Já o Senado Federal, quer pressa para a “pauta verde”, responsável pela COP-30, evento a ser realizado em Belém-PA, em 2025…
Novela do Náutico. O Náutico Atlético Cearense que já foi o clube mais importante da América do Sul vive uma novela sem fim sobre o seu destino. Noticia-se que seriam vendidas suas áreas de quadras de tênis e piscinas olímpicas, por R$ 400 milhões. Mas, de repente, eis que surge mais outra novela: como dividir esses milhões com o seu confuso quadro de sócios-proprietários.

“Restrito ao leriado do deputado De Assis Dinis, o governo tem escassos pontos de apoio para defendê-lo. A oposição leva vantagem.” – É o que se comenta na Rádio Corredor.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img