26.1 C
Fortaleza

Cartão: Queda de braço grande

A Abranet, que representa parte das empresas de maquininhas de cartão, divulgou, ontem, uma carta aberta informando ao BC que não concorda com a proposta de limitar as compras parceladas sem juros em, no máximo, 12 vezes. No documento, a entidade expressa preocupação com a medida de intervenção no parcelado sem juros e diz que a discussão deveria se limitar a definir o teto das taxas para o rotativo do cartão de crédito e para o parcelamento da fatura em atraso, como determina o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional.
Segundo a entidade, a ‘solução’ de mexer no parcelado sem juros – que não era pauta da Lei 14.690 (Desenrola) – foi aventada pela Febraban apenas como ‘compensação’ à decisão de limitar as taxas de juros: sem o parcelado sem juros (ou com essa modalidade prejudicada e reduzida), quem precisa de crédito terá de fazê-lo diretamente com os bancos. Na segunda (16), o BC propôs em reunião com representantes de bancos, setor de cartões, varejo, serviços e comércio permitir que as compras parceladas sem juros sejam feitas em até 12 vezes, num primeiro momento, e estabelecer um teto para a tarifa de intercâmbio dos cartões de crédito, modalidade que atualmente não tem um limite. Segundo relatos de participantes, será feito um estudo da autoridade monetária sobre os juros do rotativo do cartão a partir desses parâmetros.

Protagonismo
O presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que as inovações do Pix vão permitir que o instrumento exerça funções que, hoje, são do cartão de crédito. O chefe do BC mencionou algumas atualizações pelas quais a tecnologia vai passar. “Temos novas adições ao Pix. Olhamos para uma parte internacional, para a parte dos pagamentos programáveis. Ele vai tomando uma função que, hoje, é do cartão de crédito, que é você poder fazer um fluxo de pagamentos ao longo do tempo”, disse.
Protagonismo II
A declaração vem num momento em que o BC conduz discussões para limitar as altas taxas de juros do rotativo do cartão de crédito, hoje em 445,7% ao ano. O Pix já oferece a opção de agendamento de acordo com o dia escolhido pelo pagador. Ainda não é possível, porém, definir horário para a transação, que ocorre no início do dia escolhido. O BC deve adicionar a função débito automático no Pix em 2024, assim como os bancos permitem pagamentos programáveis de contas recorrentes.

Carnes: Preços podem ter menor nível desde 1994
Os preços das carnes no Brasil podem fechar 2023 com queda acumulada de mais de 10% no IPCA, segundo economistas. Uma redução anual desse tamanho é incomum na série histórica do índice, mas não compensaria totalmente a disparada da inflação que encareceu o churrasco no País nos últimos anos. Até setembro de 2023, as carnes registraram deflação (queda) de 11,06% no acumulado de 12 meses do IPCA, diz o IBGE. O banco Santander Brasil prevê redução de 11,35% no ano até dezembro. Já a LCA Consultores prevê deflação de 10,75%.

Varejo cai
Em agosto, o varejo cearense caiu -1,8% sobre julho, na série com ajuste sazonal, após igual alta em julho, diz o IBGE. O setor acumula 8,2% de janeiro a agosto de 2023 com relação ao igual período de 2022. No acumulado dos últimos 12 meses, o varejo chegou a 6,2% em agosto de 2023. No varejo ampliado (veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo), a queda foi de 10,5% frente a julho, na série com ajuste sazonal.
CNH Popular
O Governo do Ceará lançará, na próxima segunda-feira (23), o edital do programa CNH Popular deste ano. Ao todo, serão ofertadas 25 mil novas vagas aos cearenses de baixa renda dos 184 municípios do Estado, nas categorias A (moto) e B (carro). Desde que o início do programa, em 2009, cerca de 200 mil pessoas já foram beneficiadas com a CNH Popular, tanto de motos como carros. Após o lançamento do edital, as inscrições serão realizadas pelo site oficial do Detran-CE (www.detran.ce.gov.br).

As agências da Caixa, de todo o Brasil, abrirão uma hora mais cedo hoje para atendimentos ligados ao Desenrola Brasil, Minha Casa, Minha Vida e linhas de crédito do banco. O funcionamento especial será feito de acordo com horário de atendimento da agência, que varia de acordo com a região do País e a cidade, e será realizado por ordem de chegada, com distribuição de senha. O horário de encerramento não será alterado.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img