32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Ceará apresentou chuvas em 68 municípios durante o feriado da Data Magna

terça-feira, 26 de março 2024

O Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicou que, até o fim da tarde desta segunda-feira, 25, o Ceará havia apresentado chuvas em 68 municípios. O destaque do dia da Data Magna foi do município de Granjeiro, na região do Cariri, que registrou 53.8 milímetros de precipitação. Também estavam entre os primeiros lugares da lista as cidades de Bela Cruz, com 50 milímetros; Granja, com 48 milímetros; Independência, com 45; e Santa Quitéria com 39. Em Fortaleza, a ferramenta da Funceme indicou 8,8 milímetros de chuva.
De acordo com a Fundação, a previsão para esta terça-feira, 26, é que haja nebulosidade e eventos isolados de chuva em todas as macrorregiões do estado. A intensidade dos fenômenos pode variar de fraca a moderada em todos os locais e tem a característica de serem passageiras. As precipitações se devem à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas em território cearense, e também aos efeitos de brisa terrestre e marítima e à combinação entre temperatura, umidade e relevo.
Os meteorologistas da Funceme também indicaram que são esperadas máximas em torno de 34ºC em alguns municípios do médio Jaguaribe, enquanto nas demais regiões as máximas devem variar de 30 a 33°C. Já em Fortaleza e na Região Metropolitana, os termômetros devem marcar no máximo 32°C e no mínimo cerca de 24°C.

Prognóstico
É importante lembrar que, em janeiro, o prognóstico referente aos meses de fevereiro, março e abril, elaborado pelos especialistas, indicou uma maior possibilidade de que a quadra chuvosa cearense de 2024 registre volumes abaixo da média histórica, havendo 45% de possibilidades de tal cenário. Há 40% de probabilidade para a categoria em torno da normalidade e somente 15% para que os registros ocorram acima dela.
Na época, a Funceme também alertou sobre a possibilidade de que o mês de março já pudesse apresentar desvios negativos e que, em abril, as precipitações fossem comprometidas. Tal cenário está relacionado com o fenômeno El Niño. Pela previsão, inclusive, há chances de que a estação de chuvas do Ceará seja mais curta neste ano.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com