32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Ceará já tem 69 açudes sangrando

terça-feira, 23 de abril 2024

Os reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos seguem registrando cenário de sucessivos aportes de água. O volume total acumulado no estado é de 54% da capacidade total, com 69 açudes sangrando simultaneamente.
A quantidade é próxima à registrada em 2023, quando 71 açudes sangraram. “Temos até o final de maio para encerrar a quadra chuvosa. Atingiremos bons números, o que vai garantir cada vez mais segurança hídrica ao povo cearense”, explicou Tércio Tavares, diretor de Operações.
Bacias hidrográficas
O volume total é reflexo dos bons aportes nas bacias hidrográficas do Estado. As regiões do Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana, Serra da Ibiapaba, Salgado e Baixo Jaguaribe estão em situação “muito confortável”, com volumes acima de 70%, com destaque para o Baixo Jaguaribe e Litoral que registram 100% de seu armazenamento.
A região do Curu recebeu uma recuperação significativa. No início deste ano, antes do início da quadra chuvosa, a bacia estava com 26% da capacidade total. Hoje se encontra com 66% de reservas hídricas acumuladas, numa situação confortável.
Em alerta
Apesar desses avanços, a realidade na bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús contrasta com menos de 25% de sua capacidade hídrica acumulada. Outros 24 reservatórios do Ceará apresentam volumes abaixo de 30% de sua capacidade, “destacando os desafios persistentes impostos pelo clima semiárido da região, com chuvas distribuídas de forma irregular no tempo e espaço”, afirmou Tércio Tavares, diretor de Operações da Cogerh.
Previsão
O Ceará deve apresentar predomínio de condições estáveis, ou seja, céu mais claro até a próxima quarta-feira (24). Porém, há possibilidade de chuvas isoladas ao longo do estado.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os volumes relativamente maiores deverão ocorrer no centro-norte do Ceará.
As chuvas esperadas para este início de semana estão associadas às áreas de instabilidade provenientes do Oceano Atlântico, bem como aos efeitos da brisa (terrestre e marítima) e da combinação de temperatura, umidade e relevo.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no estado, encontra-se em torno da Linha do Equador.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com