28.4 C
Fortaleza

Ceará no G20 Brasil

O aço cearense, assim como os calçados, as frutas e o pescado produzidos aqui no estado, já são bem conhecidos fora do país. E há expectativa de crescimento de parcerias e relações comerciais entre o Ceará e os países que formam o principal Fórum de Cooperação Econômica Internacional, o G20. Essa aproximação deve ser fortalecida com os encontros aqui no estado, entre junho e outubro. Com o Brasil na presidência do G20, o Ceará receberá seis encontros, sendo quatro reuniões técnicas e duas ministeriais, para discutir os temas relacionados à educação, trabalho e finanças.

Exportações cearenses
Em 2023, as exportações cearenses alcançaram mais de 2 bilhões de dólares (US$ 2.033.197.644). Os dados são do relatório anual Ceará em Comex, elaborado pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). O documento aponta que o Ceará expandiu seu alcance para 148 países, um aumento de 2% em relação ao ano anterior. E a via marítima se destacou como a principal rota de exportação, representando cerca de 93% do total exportado, com um valor de US$ 1,89 bilhão.

Mercados internacionais
Os principais mercados internacionais dos produtos cearenses são os Estados Unidos (47,2%), México (11,7%), Argentina (4,5%), Alemanha (4%), Bélgica (3,3%), Holanda (3,3%), França (2,5%), China (2,4%), Itália (2,1%), Reino Unido (2,1%). Todos esses países estão no G20. Para os demais países o Brasil exportou 16,8% das mercadorias.

HUB de H2V do CEA
Um outro fator que certamente ampliará as relações internacionais são as energias renováveis. O Ceará vem se consolidando como um dos principais players da cadeia de produção de hidrogênio verde. Em 2021 o Governo do Ceará assinou o 1º Memorando de Entendimento com uma empresa Australiana interessada em instalar uma planta para produzir o combustível do fututo.

Hidrogênio verde
É importante saber que foi criado o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará que funcionará no Complexo do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante. De lá pra cá, foram assinados outros 35 acordos com empresas globais, o que despertou interesse mundial. Foram firmados 4 pré-contratos com o Complexo do Pecém e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará). A previsão de investimentos até 2030 é de 8 bilhões de reais.

Fala da secretária
A secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, falou aos jornalistas sobre a importância do Ceará no cenário internacional de transição energética e das reuniões do G-20 para consolidar o Ceará neste patamar.

Lula no Ceará
Aguarda-se para hoje, 5, a quarta visita ao Ceará do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, neste seu primeiro ano de governo. Ao lado de alguns ministros, dentre eles, Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas, deputados federais e estaduais e outras autoridades, Lula visitará a Ferrovia Transnordestina, na Região de Iguatu.

Elmano enfatiza
Além de visitar Transnordestina “ aguardamos novidades para nosso Ceará, dentre as quais, a assinatura da ordem de serviço para as obras do Ramal do Salgado e anúncios para a área de infraestrutura hídrica”. O governador Elmano de Freitas vem sendo bastante elogiado por setores da sociedade pelo governo responsável que realiza, tendo recentemente anunciado reajuste para os servidores e a realização de concurso público.

1) São aguardadas candidaturas em vários municípios de ex-prefeitos. É o caso de Naumi Amorim, em Caucaia.
2) O também ex-deputado estadual e ex-prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola, confirma sua pretensão de disputar as eleições municipais de outubro vindouro.
3) Entre tantos municípios, onde prefeitos(as) pretendem disputar a reeleição citam-se os de Russas, Itapipoca, Horizonte, Granja, Juazeiro do Norte, Mombaça e São Gonçalo do Amarante.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img