32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Cearenses aproveitam o último fim de semana de festejos juninos

segunda-feira, 01 de julho 2024

O mês de junho está se encerrando e com ele se vão as festas juninas. Neste fim de semana, um dos eventos mais comentados pelos cearenses é o Festival Junino que acontece no Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, o São João de Aracati que acontece no município de Aracati e o São João de Fortaleza que agitou bastante os fortalezenses no Aterro da Praia de Iracema.
“É sempre bom curtir uma festa. Ainda mais quando ela é bem planejada e sabemos que também é familiar. Este ano trouxe minha filha de 4 anos e também um pet para me acompanhar nessa aventura”, diz a técnica de enfermagem Joana Gonçalves.

Além da música, as pessoas também adoram a culinária junina. Segundo elas, o pratinho com baião, creme de galinha e vatapá, é indispensável faltar no cardápio. “Comi já uns dois aqui. De pessoas diferentes vendendo. Um melhor que o outro. Às vezes fico pensando do que seria do cearense sem as festas juninas todos os anos”, relata o professor de educação física, Eduardo Gentil.
O evento aconteceu na sexta-feira (28) com João Gomes, Zé Vaqueiro e Guilherme Dantas. No sábado (29), quem comandou a festa foi Xand Avião e Mari Fernandez e por fim, neste domingo (30), o forrozeiro Nathanzinho e o DJ Alok encerram a festa com chave de ouro.

São João de Fortaleza
Colorindo de bandeirinhas e canções o céu da cidade, os festejos do São João de Fortaleza tiveram seu segundo dia, no sábado (29), marcado pela grande animação do público, que lotou o Aterrinho da Praia de Iracema. Quase 200 mil pessoas acompanharam a programação, que contou com quadrilhas juninas, Xand Avião e as bandas Forró do Bom e Lagosta Bronzeada.

“A gente largou muito bem. Estamos fazendo o maior São João das capitais brasileiras, e, dentro de poucos anos, será a maior festa junina do Brasil. Todos os cachês dos artistas são pagos por patrocinadores, e a infraestrutura foi montada com a expertise que adquirimos nos dois Réveillons realizados pela gestão, o que garante que as famílias possam vir para o Aterrinho aproveitar a festa com tranquilidade, segurança e muita diversão. São eventos como esse que consolidam a posição de Fortaleza na economia nacional,” afirmou o prefeito José Sarto.

Durante as apresentações, Xand Avião, animou o público com repertório de grandes sucessos do forró das antigas, do Aviões do Forró e de sua carreira solo. Durante o show, o comandante também anunciou uma novidade, edição gratuita do projeto Aviões Fantasy que será promovida pela Prefeitura de Fortaleza, no Aterrinho da Praia de Iracema, em 9 de novembro. Com o evento, Xand quer entrar no Guiness Book como a maior festa à fantasia do mundo.

A professora de inglês Maria Vitória Matos Santos celebrou a realização do São João de Fortaleza. “Eu adorei a ideia, porque estamos no mês junino, e perto das férias também, que começam agora em julho, então super combinou. Achei a programação bem diversificada, com bastante bandas grandes, eu gostei disso. E São João é celebrar a cultura do São João. É pratos típicos, danças de quadrilha, roupas juninas, e está tendo tudo isso aqui. A festa está boa,” avalia.

O secretário da Cultura Roberto Viana destacou a abrangência dos benefícios proporcionados pelo evento. O São João está tão bom que já ficou com a pegada de Réveillon, e literalmente é como se fosse, porque nós replicamos o modelo do bem sucedido Réveillon de Fortaleza, com o mesmo estilo e a determinação de fazer dele o maior São João das capitais do Brasil. Desde ontem é só alegria, o povo fortalezense e os turistas estão desfrutando de muita música, quadrilhas juninas, as nossas feirinhas, com comidas típicas, e estamos impulsionando o microempreendedores, temos 80% da nossa rede hoteleira ocupada, é uma coisa maravilhosa para a nossa cidade,” ressalta.

Ao longo dos três dias de festa, além dos shows musicais, iniciados às 19h, seis grupos de quadrilha junina se apresentam no palco, a partir das 17h: Ceará Junino, Encanta Ceará, Amor Quadrilheiro, Estrela do São João, Amor Nordestino e Papoquinho. Os grupos foram selecionados a partir do edital de Festejos Juninos de 2024, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

São João de Aracati
Já na cidade conhecida por ser a “Terra dos Bons Ventos”, a 150 km de Fortaleza, Aracati recebeu nos dias 27, 28 e 29 de junho os shows de Simone Mendes, DJ Alok, João Gomes, Cesar Menotti e Fabiano, entre outros. O São João do Aracati 2024 era gratuito e aconteceu no largo da Matriz da cidade.
O DJ Alok comentou em suas redes sociais que ama a energia do Ceará e que a cada show realizado é sempre uma nova experiência. A cantora Simone Mendes também agradeceu a energia que os aracatinenses passaram durante o seu show.

Por Ismael Azevedo

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com