26.1 C
Fortaleza

Cenário ainda gera desconfiança

Mesmo com um cenário econômico positivo, especialmente com a desaceleração da inflação e do desemprego, uma pesquisa da NielsenIQ mostrou que 56% dos brasileiros afirmam só ter dinheiro para itens básicos, moradia e alimentação. A realidade intensifica movimentações e reduz lealdade de marcas, visando encontrar estratégias para aumentar o consumo. Segundo a pesquisa, além de substituir marcas, há aumento na troca de lojas e mudança na cesta. “O consumidor não busca apenas um preço melhor, mas uma opção que ofereça um conjunto de vantagens. As marcas próprias, desta forma, se convertem em uma alternativa cada vez mais viável, por agregar valor”, pontua a NielsenIQ.

O estudo do instituto ainda aborda que 44% das pessoas enxergam a alternativa como uma boa relação entre qualidade e preço, sendo que 40% acredita ser uma boa substituição aos fabricantes mais conhecidos. Por fim, 35% pensa que alguns produtos têm maior ou igual qualidade às marcas líderes. Houve crescimento de 12,2% em valor em níveis globais, mas ainda há espaço para desenvolvimento, especialmente na América Latina, diz o estudo. No Brasil, o crescimento é acima do mercado, só que ainda menos do que a média latino-americana. Como reflexo positivo, há favorecimento de troca de marcas e adoção mais profunda da estratégia, em contrapartida há menor atuação no C&C (Cash&Carry, também conhecido como atacarejo), principal canal em crescimento.

Inflação
Após três semanas de estagnação, a previsão de inflação diminuiu para 4,75% neste ano na avaliação de economistas ouvidos pelo BC. Para o IPCA, o recuo foi de 0,11%, já que estava em 4,86% na semana passada segundo o boletim Focus. Na semana passada, o IBGE divulgou que o IPCA de setembro subiu 0,26%, uma alta menor que o previsto pelo mercado, que esperava 0,33%. Com o resultado, a inflação acumulada em 12 meses é de 5,19%. O centro da meta oficial para a inflação em 2023 é de 3,25%.
Mobilidade
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que o programa Mover (Mobilidade Verde), que substituirá o Rota 2030, prevê corte de R$ 3 bilhões em impostos por ano para todo o setor de mobilidade. Na depreciação acelerada, o Governo permite que empresas deduzam de imediato da base de cálculo de tributação investimentos em máquinas e equipamentos, antecipando o direito a uso de um benefício que seria usufruído ao longo dos anos.

Inadimplência de empresas bate recorde
Mais de 6,5 milhões de empresas brasileiras fecharam o mês de agosto inadimplentes – alta de 5% sobre igual período de 2022, no maior registro da série história do indicador de inadimplência da Serasa Experian, iniciado em março de 2016. Tal realidade atingiu principalmente as micro e pequenas empresas (MPEs), que correspondem a 5,8 milhões do total de companhias devedoras (89%). Em agosto, 53% das micro e pequenas empresas inadimplentes eram do setor de serviços, seguida por comércio (38,6%) e indústria (7,7%).

Cartões
O BC colocou em negociação com o setor privado proposta para limitar a 12 o número de parcelas sem juros em compras no cartão de crédito e estabelecer um teto para a tarifa cobrada no uso das “maquininhas”, em uma tentativa de baixar os juros do crédito rotativo, disse a Abrasel. A ideia foi apresentada pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, em reunião, ontem, com entidades representantes de instituições financeiras e do comércio, em busca de um acordo entre os setores.
Cartões II
Também foi mencionada criação de tarifa sobre parcelamento sem juros no cartão de crédito para desincentivar seu uso indiscriminado. O Congresso aprovou neste mês uma lei que estabeleceu 90 dias para que o CMN defina um limite para os juros do rotativo do cartão. A taxa média cobrada na modalidade está em 445,7% ao ano. Caso não seja haja uma solução no prazo, a lei define que taxa do rotativo não poderá exceder o valor original da dívida, o que representa juros totais de 100%.

Remessa Conforme: Taxação acima de R$ 50 assusta
O AliExpress Brasil, após aderir ao Remessa Conforme, passará a taxar os produtos na fonte. Então, para compras abaixo de 50 dólares, o imposto será de 17%, referente ao ICMS. Mas para compras acima desse valor, o imposto permanecerá em 92% do total, o deixa muitos consumidores apreensivos. O AliExpress não se manifestou, mas o procedimento pode ser confirmado ao realizar a compra.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img