32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Com 201 milímetros, Ceará deve ter chuvas próximas da média em março

sexta-feira, 29 de março 2024

Dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam que, a poucos dias do fim do mês, o Ceará registrou 201 milímetros de chuvas em março, índice este que está próximo da média para o período que é de 206.5 milímetros.
Neste mês, as precipitações chegaram às macrorregiões cearenses de maneira desigual, enquanto o Litoral Norte, Litoral de Fortaleza, Litoral de Pecém e Maciço de Baturité superaram os volumes médios, a Ibiapaba, o Cariri e o Sertão Central e Inhamuns não alcançaram a quantidade de chuvas que é observada normalmente.
De acordo com a Funceme, a previsão para esta sexta-feira, 29, é que haja condições para precipitações em todas as macrorregiões do estado. Os maiores acumulados são esperados para o Cariri, o sul do Sertão Central e Inhamuns e o alto Jaguaribe, onde as chuvas podem ter intensidade variando de moderada a forte em alguns períodos, principalmente durante a tarde e à noite.
O cenário está relacionado com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas no Ceará durante a quadra chuvosa. Além disso, há influência de áreas de instabilidade provenientes do leste do Nordeste do Brasil (NEB), dos efeitos de brisa terrestre e marítima e da combinação de temperatura, umidade e relevo.
Os meteorologistas detalharam ainda que os termômetros devem marcar, no máximo, em torno de 35ºC em alguns municípios do médio Jaguaribe e do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, as temperaturas devem variar entre 29 a 35°C. Em Fortaleza e na Região Metropolitana, são esperados índices em torno de 30 e 33°C no máximo e 23 e 24°C no mínimo.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com