30 C
Fortaleza

Combustíveis puxarão preços

Que isso não é novidade, muitos já sabem. Até porque em um passado recente, os preços absurdos que estavam os preços dos supermercados tinham como principal dos motivos os valores dos combustíveis. Pois bem: agora o que se espera alta nos supermercados após novo aumento da gasolina e diesel, segundo a Abras (associação nacional dos supermercados). Para a entidade, os índices anunciados (16,3% para a gasolina e 25,8% para o diesel) – não houve para o etanol, lembrando – foram “expressivos”, e devem se refletir primeiro no preço dos produtos hortifrutigranjeiros – “cujos estoques duram de dois a três dias”. Ou seja, nessa semana já pode haver encarecimentos.

Já alimentos como carnes e laticínios – que registraram reduções recentemente, não custa lembrar – devem ter um aumento de preço no início de setembro. “Toda cadeia produtiva é impactada, com as altas de preços chegando até a mesa do consumidor”, disse a Abras, em nota. Antes do anúncio, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, estava sendo criticado por segurar os preços dos combustíveis no mercado interno, que não refletiriam o custo do barril de petróleo no exterior. Em maio, a estatal abandonou o sistema pela qual os preços internos seguiam a oscilação do mercado internacional. Prepare o bolso!

FGTS Digital
Entrou em fase de testes o sistema FGTS Digital, que vai substituir o atual envio de informações do FGTS dos empregados pelas empresas, hoje realizado pelo sistema Conectividade Social/Caixa. A implementação – prevista para janeiro de 2024 – vai representar avanços no cumprimento da obrigação do FGTS, diz o MTE. Hoje, o empregador gasta cerca de 34 horas/mês para o preenchimento. A expectativa é reduzir para 25 horas com o uso novo sistema, que vai utilizar dados do eSocial.

IR 2023
A consulta ao quarto lote de restituição do IR 2023 será aberta no próximo dia 24, no site da Receita Federal. O pagamento do penúltimo dos cinco programados será feito pelo fisco no dia 31 de agosto na conta informada pelo contribuinte na entrega da declaração. Contribuintes idosos com idade igual ou acima de 80 anos, idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério têm prioridade.

Eletrobras acusa Enel sobre novo apagão
Apenas três dias após o apagão que atingiu Estados do País inteiro, moradores de pelo menos 44 cidades da RMF voltaram a ficar sem luz durante a madrugada e início da manhã do último sábado. O desabastecimento de energia, por volta de 4h30 provocou ainda pane em sinais de trânsito e na iluminação pública, causando transtornos no trânsito. A Enel afirmou que, após um desarme na linha da empresa transmissora Chesf, que desligou sua linha de transmissão. A Eletrobras, por sua vez, culpa defeito na subestação Pici II, da Enel.

Novas empresas
Em julho último, O Ceará registrou a abertura de 8.728 empresas, segundo a Jucec. O valor levantado aponta um saldo positivo de 3.670 empresas a mais em relação às extinções realizadas em igual período. Dentre os municípios que se destacaram com a quantidade de registros de novos negócios, Fortaleza lidera com 4.313 empresas. Em seguida, Caucaia se estabelece como o segundo com mais aberturas de empresas em julho, com 349. Em terceiro, Juazeiro do Norte, com 302 novas empresas.


Desocupação
Entre abril e junho, o desemprego – proporção de pessoas de 14 anos ou mais de idade, que estavam desocupadas, em relação ao total da força de trabalho – no Ceará ficou em 8,6%. Na comparação com o trimestre anterior, houve uma queda de 1%. na taxa de desocupação no Estado, apontou o Dieese-CE. Se compararmos com o 2º trimestre de 2022, houve uma redução de 1,8%, saindo de 10,4%. Quando observada a taxa de desocupação do 2º trimestre de 2020, a redução foi de 3,7%.

Varejo teme que maiores parcelas elevem preços
As propostas de extinguir o parcelamento sem juros no cartão de crédito e taxar as compras realizadas em mais de seis prestações são abominadas pelo comércio, que tem três em cada quatro (75%) vendas realizadas a partir dessa modalidade. O setor prevê elevação dos preços caso a medida entre em vigor. Conforme associações que integram as comissões para debater o assunto, a medida aumentaria em até 70% a TIC (tarifa de intercâmbio), definida pelas bandeiras de cartões.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img