32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Comunidade Católica Shalom apresenta “A Paixão de Cristo” para mais de quatro mil pessoas

quinta-feira, 21 de março 2024

A Quaresma é uma das datas mais aguardadas pelos católicos. Durante 40 dias os fiéis vivem várias práticas das tradições cristãs como penitência, reflexão, jejum, caridade e oração. Esse período inicia com a Quarta-Feira de Cinzas, logo após o carnaval e simboliza o tempo em que Jesus permaneceu no deserto e os sofrimentos que Ele suportou por toda a humanidade na cruz.
Durante a Quaresma, os fiéis se recolhem em preparação para o Tríduo Pascal, que compreende a paixão, morte e ressurreição de Cristo. A “Semana Santa” que antecede a páscoa, momento em que o período quaresmal ganha ainda mais forças, é também onde a “Paixão de Cristo” ganha vida por meio das peças teatrais.
Desde sua fundação, a Comunidade Shalom sempre buscou promover um momento de aprofundamento fecundo da fé, realizando retiros e eventos neste tempo quaresmal, e fazendo parte deste momento de espiritualidade, a Via Sacra como também é conhecida a “Paixão de Cristo”, esteve presente, como explica o coordenador executivo do espetáculo, João Carlos.“A comunidade Shalom sempre realizou retiros e eventos no período da semana santa desde sua fundação em 1982. A tradicional apresentação da Via Sacra com atores, bailarinos e cantores também sempre esteve na programação e há alguns anos atrás o espetáculo foi produzido pela primeira vez na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, sendo posteriormente montado e apresentado na cidade de Fortaleza reunindo grande público ano após ano”, relata.
Buscando uma nova profundidade sobre o sentido da fé, a obediência e o amor, o espetáculo este ano irá explorar as narrativas através da perspectiva pessoal de João, o discípulo amado. Ele era conhecido por sua relação próxima com Jesus e nos oferece uma visão singular dos ensinamentos e milagres de Cristo, assim como do amor incondicional que Ele compartilhava.
O espetáculo conta com cerca de 160 atores, onde, por meio da arte, música, dança e teatro, cerca de 160 atores e bailarinos dão vida à peça que não apenas reconta os momentos significativos da vida de Jesus, mas também mergulha o público na experiência transformadora de João, testemunha ocular dos fatos que mudaram a humanidade. Fazendo parte deste elenco está Fabiano Queiroz, que interpreta Judas, o discípulo que traiu Jesus. Para ele, poder fazer parte deste momento é algo muito especial, pois não se trata só de atuar, mas sim de evangelizar.
“É uma experiência muito especial, primeiro não é só uma atuação, não é apenas um teatro, mas sim uma evangelização, um anúncio, nós queremos anunciar para as pessoas aquilo que Cristo fez por nós, que Ele se entregou por nós, se entregou para nossa salvação. Então assim, não temos uma visão só de atuar, mas de comunicar isso para essas pessoas. Muitas vezes nos pegamos pensando: “meu Deus eu tenho só essa oportunidade para aquele público; inclusive um público muito grande; uma estrutura grande, e eu só tenho esse tempo para poder tocar o coração dessas pessoas, poder anunciar, só tenho essa fala para que elas entendam o que está acontecendo aqui; e a importância e a grandeza do que está sendo representado neste espetáculo”. “Portanto, temos esse pensamento e essa responsabilidade, é também uma grande alegria participar, estar ali com todo elenco, com toda produção, todo mundo envolvido nesse sentido, nesse objetivo”, afirma Fabiano.
Durante as cenas, os personagens interagem diretamente com a plateia, criando um vínculo e uma experiência mais íntima e reflexiva, fazendo com que as pessoas ali presentes, sintam-se vivendo aquele momento. “O espetáculo se propõe a ser mais do que uma representação; é um convite à reflexão sobre o amor, o sacrifício e a fé, e, principalmente, sobre o sentido da vida, da existência humana. Ao seguir os passos de Jesus através da perspectiva de João, queremos não apenas contar uma história, mas também tocar corações, despertar almas e inspirar uma nova maneira de viver e perceber o mundo. Pretendemos estimular o público a questionar e reavaliar suas próprias posturas diante da vida e do legado de Jesus”, destaca o produtor.
Ao todo, são esperados cerca de 4.000 pessoas. O elenco começa seus preparativos ainda em janeiro, realizando a escolha dos atores, se desdobrando em ensaios, cenários e figurinos, tudo isso para proporcionar o melhor para o público ali presente, para que eles possam realmente sentir-se naquela época em que Jesus deu a vida pela humanidade. Para João Carlos, ver a peça ganhando vida e ver a emoção de todos naquele momento, é muito gratificante, isso os motiva a continuar na missão.
“É sempre muito gratificante. Desde janeiro a equipe de produção e direção trabalha arduamente entre audição de elenco, ensaios, produção de cenografia, figurino e os adereços. No dia da apresentação a possibilidade de ver nosso trabalho e dedicação transformado em instrumento de experiência e emoção na vida das pessoas é incomparável. Saber que tudo isso também contribui para o crescimento espiritual e fortalecimento da fé de cada um ali presente também nos dá novo ânimo para continuar nossa missão. Ano que vem traremos um espetáculo com muitas novidades”, completa o produtor.
Além de promover essa experiência de amor, reflexão e fortalecimento da fé, a Comunidade Shalom também promove um ato de solidariedade com o próximo, incentivando a doação de alimentos para apoiar aqueles em necessidade. “A arrecadação de alimentos é uma marca já presente nos eventos da comunidade Shalom que tem um forte serviço de promoção humana junto aos mais pobres e necessitados”, finaliza João Carlos.

Por Dalila Lima

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com