32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Gastronomia

Concluídas as obras do novo corredor gastronômico da Aldeota

segunda-feira, 17 de junho 2024

Prefeitura de Fortaleza divulgou recentemente que as obras de urbanização da Vila Pita, no bairro Aldeota, já estão prontas.

Corredor gastronômico da Varjota concentra uma diversidade de opções. / Foto: Reprodução

Espaço compreendido entre as ruas Norvinda Pires e Sabino Pires, concentra diferentes bares e restaurantes e recebeu melhorias semelhantes às que foram feitas no Polo Gastronômico da Varjota, tendo vias exclusivas para pedestres e compartilhadas, que foram pensadas como estratégia para facilitar a caminhabilidade até os estabelecimentos do novo corredor gastronômico da cidade.

“O movimento já é intenso na região, que tem uma vocação empreendedora muito grande. Com essa obra lá, sem dúvidas haverá mudanças. Já conseguimos ver bares e restaurantes novos e, com certeza, vai gerar muito emprego e renda”, afirma o titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), Rodrigo Nogueira, revelando que, atualmente,já existem mais de 50 empreendimentos no local.

As intervenções na Vila Pita ocorreram no âmbito do projeto “Meu Bairro Empreendedor”, que fomenta ações para o desenvolvimento econômico e sustentável em bairros fortalezenses. Ao todo, foram investidos R$ 450 mil nas obras recém entregues.

A rua Norvinda Pires, atualmente, é exclusiva para pedestres, e a Sabino Pires é um ambiente compartilhado com balizadores e piso colorido, propiciando um fluxo de veículos mais calmo.
“Cada novo empreendimento tem 10, 20 ou 30 funcionários. Isso gera um impacto em cadeia em toda a cidade”, explica o secretário.

A região, conta com mais de 2 mil m² de área, e foi beneficiada com nova pavimentação, drenagem e paisagismo, com o plantio de mais de 30 árvores, além da instalação de mobiliários urbanos como bancos e jardineiras, que compõem o projeto urbanístico.

De acordo com Nogueira, em breve, através do “Meu Bairro Empreendedor”, serão entregues os Centros de Referência do Empreendedor (CRE) dos bairros Vila Velha e Vicente Pinzón. “É muito importante a parte estrutural, mas também o investimento nas pessoas.

O ser humano é quem faz a diferença. Em cada um desses equipamentos, iremos abrir um Centro de Qualificação do Empreendedor, onde as pessoas terão acesso a capacitação, ao Sine Municipal e a todos os programas já premiados da SDE”, garante.

Além dos lugares citados, já receberam intervenções do projeto outros bairros da capital cearense, como Bom Jardim, Serviluz, José Walter, Pirambu, Parque Santana (Mondubim), Planalto Ayrton Senna e Messejana. Atualmente, também estão em andamento os trabalhos que levarão os benefícios para o Jangurussu e o Jóquei Clube.

JANGURUSSU
Ainda no âmbito do projeto, no último dia 06 de junho, a Prefeitura entregou a urbanização da avenida Bulevard III, no bairro Jangurussu, que recebeu piso intertravado, novas calçadas acessíveis e padronizadas, caramanchão, paisagismo, rampas, piso tátil, mobiliários urbanos e teve o canteiro central requalificado.

As avenidas Castelo de Castro, Bulervard I e Bulevard II também serão contempladas. Conforme a gestão, com cerca de 78 mil m² de área, este é o maior Meu Bairro Empreendedor já implantado em Fortaleza. A previsão é que o serviço seja finalizado até o próximo mês de setembro.

Por Yasmim Rodrigues

Mais conteúdo sobre:

Gastronomia

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com