28.5 C
Fortaleza

Corrida do ouro

Caucaia tinha má fama no passado, mas é hoje considerada a mais valiosa joia da coroa estadual. Recentemente descobriu-se que aquela cidade além de ser a mais populosa com 230 mil eleitores, tem um litoral privilegiado onde se encontra instalado o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, um dos mais importantes do Brasil. A parceria com o Porto de Roterdan deu visibilidade internacional ao ancoradouro atraindo as atenções do empresariado nacional e internacional, tendo em vista a sua localização estratégica. Não foram só empresários que enxergaram o potencial da nova Caucaia. Já estão inscritos para a corrida eleitoral o ex-deputado Zé Gerardo Arruda, por duas vezes prefeito, Naomi Amorim, ex-prefeito com elogiada gestão, a deputada Emília Pessoa, ex=vereadora em seis legislaturas, Deuzinho Filho, vice-prefeito em duas gestões, e o deputado Salmito Filho, atual secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, único postulante PhD com perfil cinco estrelas chancelado pelo governo estadual. Pegada a Fortaleza, o município tem tudo para ser uma das cidades de maior desenvolvimento econômico do Ceará, sediando grandes empresas internacionais para explorar a sua privilegiada proximidade geográfica com a Europa e América do Norte, ancorada por uma ZPE com recursos garantidos para ali ser implantada.

Izolda, a novidade. Até dois dias atrás, a ex-governadora Izolda Cela não havia decidido assumir objetivo partidário. Ontem, ela confirmou que ingressará no PSB, seguindo o senador Cid no evento de domingo, no Marina Park. Integrará o grupo político de ex-pedetistas que irá transformar um partido nanico, na maior força político-eleitoral do estado.

TCE atento. O monitoramento do próximo pleito municipal será o mais rigoroso da História Política do Ceará. Isso, depois da afirmação do presidente do TCE, Rholdan Queiroz, de que aquela Corte promoverá o acompanhamento de todos os procedimentos relacionados com despesas de campanha em todos os municípios.
Batendo forte. O vice-prefeito de Fortaleza e presidente regional do PSDB. Élcio Batista, quer a sigla muito longe do Governo do Ceará. Depois de expor a sua posição sobre a gestão Elmano Freitas, investiu contra o governador afirmando que Ceará não tem segurança pública, acrescentando que “está faltando liderança e projetos eficientes do Governo”.
Legal, mas, inconveniente. Manifesto de pais de estudantes da Rede Municipal de Educação, critica o movimento grevista dos professores. Diz que embora seja um direito legal, não deixa de ser inconveniente e extemporâneo, já que é promovido exatamente no reinício das aulas, quando pais e estudantes precisam de motivação.
Rolo em Juazeiro. A eleição do presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte que elegeu o vereador Capitão Vieira, poderá ser anulada pelo Ministério Público. Realizada em função do falecimento da presidente Yanne Brenna, a sessão em que se deu a eleição atropelou todo o Regimento Interno daquele parlamento.
Eduardo, sem perdão. O senador Eduardo Girão tem dado sequência a atitudes injustificáveis para um congressista que representa o Ceará. Recentemente destinou R$30 milhões de emendas parlamentares para o rico estado de São Paulo, quando poderia ter socorrido a Santa Casa de Misericórdia do Ceará ameaçada de encerrar suas atividades por falta de recursos.
Carta branca. O senador Cid Gomes terá total autonomia para estruturar o PSB do Ceará. Foi o que assegurou o advogado Carlos Soqueira, presidente nacional da sigla socialista. Essa declaração foi um alento para quem temia ser surpreendido por falta de apoio da executiva nacional. Ao lado do experiente ex-deputado Eudoro Santana, eles formam uma dupla para engrandecer qualquer partido.
Rumos diferentes. Quem tem acompanhado os passos do Capitão Wagner e da deputada federal Fernanda Pessoa, admite que os dois não marcharão no mesmo rumo. O Capitão tem procurado aproximar-se do grupo bolsonarista liderado pelo deputado André Fernandes. A sua correligionária não rezará na mesma cartilha. Pensa diferente.
Firmeza de Jade. A vice-governadora Jade Romero tem se destacado pela maneira segura ao substituir o governador Elmano de Freitas em suas ausências. Como se fosse gestora há tempos, ela tem sido eficiente com o programa de pautas sem a preocupação de mostrar-se eminência parda do poder.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img