32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Data Magna altera funcionamento de serviços em Fortaleza

segunda-feira, 25 de março 2024

Nesta segunda-feira, 25, é comemorada a Data Magna do Ceará, feriado em todo o estado como forma de celebrar o pioneirismo cearense quanto à abolição da escravidão. O dia faz referência a 25 de março de 1884, quando o Ceará aboliu a prática de trabalho forçado quatro anos antes da instituição da Lei Áurea pela princesa Isabel, ato este que acabou com a escravidão a nível nacional. O feriado foi instituído em 6 de dezembro de 2011, como meio de relembrar o marco histórico.

Por isso, alguns serviços deverão ter o horário de funcionamento suspenso ou alterado. A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL- Fortaleza), por exemplo, informou que a abertura dos comércios de rua na capital dependerá da decisão dos proprietários. Porém, os centros de compra da cidade, como o North Shopping, o Iguatemi Bosque, o Via Sul Shopping e outros devem manter o funcionamento normal. O Giga Mall e o Centro Fashion, no entanto, não terão atividades, uma vez que já não abrem às segundas-feiras. É importante lembrar ainda que, assim como nos outros feriados, os órgãos públicos localizados dentro de tais unidades comerciais não estarão disponíveis.

Serviços como supermercados, farmácias e postos de combustíveis devem manter o horário de expediente normal. O Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará detalhou que as padarias também podem abrir, mas fica a critério de cada estabelecimento. Por outro lado, não haverá atendimento nas agências dos Correios e nem nas bancárias. Caixas eletrônicos estarão disponíveis para a realização de saques. Os serviços de atendimento devem retornar amanhã, 26.
Com a aproximação da Semana Santa, quando tradicionalmente há o aumento da procura por frutos do mar, o Mercado dos Peixes do Mucuripe continuará aberto no dia da Data Magna, funcionando das 7h às 22h. Do mesmo modo, os mercados São Sebastião e Central estarão atendendo a população das 5h às 13h e das 8h às 14h, respectivamente.

Saúde
A Prefeitura de Fortaleza informou que os postos de saúde Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Irmã Hercília Aragão, no bairro São João do Tauape, estarão funcionando exclusivamente para vacinação de rotina, contra covid-19, influenza e raiva humana, das 8h às 16h30. O atendimento ocorrerá mediante a capacidade máxima de cada unidade.
Em casos de urgência, a orientação das autoridades é que as pessoas procurem uma das 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que se manterão abertas 24 horas por dia. O Hospital da Criança de Fortaleza (HCF) e o Hospital Infantil Filantrópico da Sociedade de Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai) também são opções para necessidades de atendimento pediátrico.
A administração municipal ressalta que os serviços essenciais, tais como socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, vigilância e salva-vidas não serão afetados pelo feriado. Em caso de riscos, a Defesa Civil da capital pode ser acionada pelo número 190. Os agentes estarão atuando em regime de plantão.

Transporte
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), por sua vez, lembra que o transporte coletivo contará com frota semelhante a um domingo, com 25 veículos reserva. O Governo do Ceará informou que o transporte de passageiros sobre trilhos também acontecerá de maneira especial hoje. As linhas Sul, Oeste e Nordeste iniciarão as atividades em horário normal, mas encerrarão o serviço mais cedo que o habitual. Os horários de partida dos trens por estação podem ser consultados no site do Metrofor. Não haverá operação no VLT de Sobral e no VLT do Cariri.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com