26.1 C
Fortaleza

Desconfiar sempre

Quando a gente trata de política tem no horizonte a frase famosa do velho político mineiro pra quem “política é como nuvem, cada vez que se olha tem um formato diferente”. Deve ser por isso que os analistas da matéria dizem tão acertadamente que pesquisa é um retrato do momento. Ora ora ora. Isso é cavilação, quando ninguém sabe, nem sempre é perguntado, quem encomendou a pesquisa. Você acredita que um instituto de pesquisa vá a campo por conta própria, gastando R$50 mil reais para perguntar a duas mil pessoas em quem elas pretendem votar? Tem quem acredite de Mula Sem Cabeça, Saci Pererê, Curupira e até no surrado Papai Noel. Agora mesmo todo mundo replicou mais uma, com diferenças abissais entre os protagonistas. Um, candidato eterno e sempre derrotado, dispara sobre os demais pretendentes ao cargo de prefeito de Fortaleza, operando fora da capital de forma avassaladora. Pus-me a rir, juro, sorriso exposto, quando segui a regra. Regra que os jornalistas devem ter em mente; desconfiar, sempre. Há mais números que ficam lá nas letras miúdas dos contratos do na tal pesquisa onde só mancheteiam o quadro que interessa a quem contratou a pesquisa e dela fez comentários, não se disse, em caixa alta no 16 de tamanho, times, que na pesquisa espontânea, quando os entrevistados escolhem um candidato, sem que tenham sido apresentadas as opções, as respostas vêm com 7,8% das intenções, o primeiro, o segundo com 5,9% e o terceiro, logo depois, pontuando 5,4%. Mais adiante vêm, a meu juízo, respostas às indagações que nós fazemos: 64,9% dos entrevistados não sabem ou não responderam e 8,3% afirmam que não votariam em nenhum candidato ou em branco ou nulo. Desde quando 20% ou 25% comandam o cangaço? Por fim e respeitosamente; quem pagou pela contratação da pesquisa?

De volta
Alexandre Gomes, ex-prefeito de Acaraú, teve denúncias contra seus 8 anos à frente da cidade. Foi apenado. Agora, seus advogados pedem a comutação do castio para Alexandre ser candidato. Com chances.
Cartel
Antes do aumento da gasolina, o último, todas as bombas em todos os postos por onde passei em Fortaleza, tinham o mesmo preço por litro.Agora,expõem,pós majoração, os mesmos valores. Esquisito.
Explicado
Camilo Santana e Elmano de Freitas, lideranças petistas no Ceará, não foram ao encontro do partido com Gleyse Hoffman e o pré-candidato Evandro Leitão. – Cuidados com a legislação eleitoral, foram as alegações.
Duas novidades
A capitão Hamilton, odontólogo do Glorioso, anunciou sua candidatura a vereador em Fortaleza. Hamilton foi suplente de deputado federal e resolveu partir para tentar a Câmara da capital. Heitor indica outro Férrer a vereador.
Nos bastidores
Do pescoço pra baixo é canela, diz o cartão vermelho do Aragão. Gastão e Dominguinhos se estapeiam debaixo da mesa pelo lugar de vice na chapa de Evandro Leitão. Um sonha com o governo do Estado, o outro quer ampliar os poderes. Poço sem fundo é pouco.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img