26.1 C
Fortaleza

Dia do Homem: pesquisa mostra que 88% vão ao médico apenas 1 vez por ano

Pesquisa “A Saúde do Brasileiro” afirma que 51% dos entrevistados atribuem à rotina estressante principal empecilho para cuidar melhor da saúde

Por Redação O Estado

Dia do Homem / Foto: Freepik

A mais recente pesquisa do Instituto Qualibest, “A Saúde do Brasileiro”, aponta que, apesar de 83% dos homens entrevistados entenderem que precisam cuidar melhor da saúde, a visão não se reflete necessariamente nas ações cotidianas: em um dos recortes da análise, quando se trata de problemas hormonais, por exemplo, apenas 29% dos homens procuram por médicos como endocrinologistas e 34% por urologistas.

A amostragem também revela que 88% dos homens entrevistados vão ao médico ao menos uma vez ao ano. Quando questionados quem realiza o agendamento das consultas, 84% disseram que são eles mesmos. Apenas 10% afirmaram que são as esposas que marcam as visitas médicas.

O dado reforça a importância do debate sobre o tema, considerando que nesta segunda-feira (15) é celebrado o Dia da Saúde do Homem. O estudo apresenta também a informação de que 51% atribuem à rotina estressante o principal empecilho para cuidar melhor da saúde e 32% dizem que o acesso à saúde é o maior problema para seguir com os cuidados médicos.

Um das bandeiras da área da saúde, a campanha Novembro Azul, realizada desde 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, mostra a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de próstata, tipo mais comum de câncer entre os homens.

O câncer de próstata supera por exemplo o de pele não melanoma, que entre 2019 e 2022 levou ao óbito mais de 62 mil brasileiros, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, afirma o Qualibest.

Participaram do levantamento 815 pessoas. Dos 401 homens, 52% são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); 27% são atendidos pelo Sistema Suplementar (planos e seguros de saúde) e 21% afirmam que utilizam ambos os sistemas de saúde. Mais informações do estudo estão disponíveis neste link.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Casos de mpox se aproximam de 100 mil em todo o mundo, alerta OMS

Dados mostram que, apenas em junho, 934 casos foram confirmados laboratorialmente e quatro mortes foram reportadas em 26 países
spot_img