32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Dia Internacional do Ioga: data celebrada nesta sexta evidencia equilíbrio entre corpo e mente

sexta-feira, 21 de junho 2024

Pesquisa nacional revela que, até 2019, havia aproximadamente 1 milhão de praticantes no Brasil. Adeptos falam dos ganhos no dia a dia

Hyago Felix/ Especial para O Estado

Ioga trabalha a sinergia multisensorial do corpo, considerando importância do reforço da saúde / Foto: Dalila Lima/ O Estado

Recomendada como atividade que traz ao corpo uma sensação de alívio para os dias estressantes e uma pausa na correria, o ioga tem obtido adeptos que querem conhecer mais seu corpo e mente. A data tem um sentido especial para os amantes da prática do ioga: a celebração foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2001, para oficializar o dia em razão do solstício de verão do hemisfério norte, data em que o mundo recebe maior quantidade de luz do sol.

A modalidade, que historicamente foi considerada atividade física, atualmente figura na lista de exercícios físicos. A primeira considera qualquer movimento que o corpo realiza naturalmente, à exceção de movimentos vitais, como respiração. A segunda é tida como movimentos programados para o fortalecimento do corpo, ou seja, intencionais. Sua relação com a melhora no desenvolvimento físico foi provada cientificamente pela universidade de Harvard. Os cientistas apontam que adeptos ao exercício têm mais resistência e força muscular, além de serem mais flexíveis e terem níveis de qualidade cardiorrespiratória acima dos de pessoas que não praticam.

IOGA NA PRÁTICA
Adriana Nogueira, bancária aposentada de 64 anos, que pratica ioga há duas décadas, compartilha sua experiência. “Ao longo do tempo, eu vi o quanto o ioga era benéfico para mim em todos os âmbitos da minha vida, até no profissional. Sentia que era como se fosse uma pausa no meu dia a dia”. Professora de ioga após se aposentar, Adriana destaca que o exercício trouxe uma nova visão de ocupação mental na nova fase de sua vida. “Tornou-se minha segunda profissão, dei aulas em casa, em instituições. Foi uma espécie de desenvelhecimento e renovação de ideias”.

Exercício possível para todas as idades, a prática se torna cada vez mais adotado pelos brasileiros. Pesquisa realizada em 2019 pelo Ekomat, empresa de ioga, revela que havia, naquele ano, aproximadamente 1 milhão de praticantes no Brasil. Para Anderson Pereira, o principal aspecto beneficiado pelo ioga foi o psicológico, “a prática tem sido pra mim como uma trajetória de autoconhecimento, me sinto mais concentrado e consciente do meu corpo. O ioga é uma mudança de vida”. Gratuito e aberto ao público, projeto na Praia de Iracema acontece todas as segundas-feiras, a partir das 17h30. Mais informações: @clahyoga.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com