32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Dia Mundial da Água: economizar nunca é demais, mantenha o consumo consciente

sexta-feira, 22 de março 2024

Desde o dia 22 de março de 1993, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água com o objetivo de alertar a população sobre a necessidade de preservação desse recurso natural vital. O Brasil possui mais água doce do que qualquer outro país do mundo, pois 12% do volume total do planeta está aqui. Isso cria uma falsa ideia de que aqui sempre haverá água de boa qualidade para todos. No entanto, embora haja abundância de água em comparação com outros países, a distribuição dos serviços relacionados à água (como água potável, esgoto tratado e drenagem) ainda é desigual.
Somados ao ritmo lento dos investimentos, há diversos problemas ambientais, como a poluição, o desmatamento e o desperdício, que comprometem a disponibilidade de água potável para toda a população. Além de nos proporcionar água para consumo, geração de energia e recursos para transporte, rios, lagos e mares são especialmente de grande importância para a vida de diversos ecossistemas, que dali retiram seus alimentos.

Fortaleza
É preciso valorizar a água e assegurar que teremos esse recurso natural no futuro. Por isso, a ONU convida os governos e entidades não governamentais a realizar atividades que promovam a conscientização pública, seja através de publicações, exibição de documentários, organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições. E os cidadãos também podem contribuir, seja com ações no dia a dia, divulgando informações a respeito do tema e apoiando políticas públicas para a conservação e universalização do acesso à água.
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, celebra, nesta sexta-feira (22), o Dia Mundial da Água, com o painel “Água pela Paz”, para abordar a interconexão entre recursos hídricos e mudanças climáticas. O evento acontece no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, a partir das 8h30.
A iniciativa busca também aumentar a conscientização sobre a gestão sustentável da água, incentivando a cooperação coletiva e o diálogo, reconhecendo o recurso como um importante aliado para a harmonia global.
O painel “Água pela Paz” terá o intermédio de Yuri Passos, engenheiro ambiental e gestor da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece, com as presenças do técnico legislativo Eliezer Abdala e de Wersangela Duavi, representando a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Alunos da Escola Patronato Sagrada Família estarão presentes acompanhando o debate.

Cagece
Nesta sexta-feira (22), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) oferece uma programação gratuita em Fortaleza para celebrar o Dia da Água. Na Academia do Professor Darcy Ribeiro, os estudantes vencedores do Concurso Cultural de Desenhos “Sem água não há vida”, serão homenageados em cerimônia de premiação. Já no bairro Parangaba, o público em geral terá acesso às atividades de interação social oferecidas pela companhia. As ações têm como objetivo contribuir para o uso responsável dos recursos hídricos no estado.
Na primeira atividade, a companhia concluirá a competição entre estudantes da rede municipal de ensino de Fortaleza, promovida como parte das ações socioambientais do Programa Águas do Ceará. A turma do estudante que ocupar a primeira colocação será contemplada com um passeio educativo para conhecer a Estação de Tratamento de Água da Cagece, em Aquiraz. O evento contará ainda com a entrega de brindes, troféus e certificados.
No mesmo dia, artesãs do programa Reciclocidades conduzirão uma oficina de artesanato com material reciclável, além da exposição de produtos confeccionados pelo programa. No local, também estará o programa “Conhecendo Nossa Cagece Virtual”, com visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião, por meio do uso de óculos de realidade virtual. Para o público infantil, serão realizados jogo de tabuleiro e teatro de fantoches.
A Cerimônia de premiação – Concurso Cultural de Desenhos: “Sem água não há vida” inicia às 9h na Academia do Professor, localizada na rua Dona Leopoldina, nº 907 no centro de Fortaleza. Já a Oficina do programa Reciclocidades e Conhecendo Nossa Cagece Virtual, acontece no Shopping Parangaba, próximo a loja Rosamango das 10h às 22h. Além disso, há também um Teatro de fantoches próximo a loja Magazine Luiza e também um jogo de tabuleiro organizado pela Cagece disponível no horário de 17h às 22h.

Garrafas pets
O RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy estão promovendo uma série de iniciativas para conscientizar e sensibilizar à comunidade sobre a importância da conservação dos recursos hídricos, nesta sexta-feira (22). O destaque vai para a Campanha de arrecadação de garrafas pets com água para consumo que serão destinadas para o “Grupo Geração que Ama”, instituição social composta por voluntários que prestam serviço de apoio àquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente as em situação de rua. Para contribuir, basta entregar garrafas de até dois litros no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), do RioMar Fortaleza (localizado no Piso E2, próximo à Animale Pet Shop), até o dia 15 de abril, ou no SAC do RioMar Kennedy (localizado no Piso L1, ao lado da loja O Boticário), até o dia 31 de março.
Segundo a coordenadora de Sustentabilidade dos shoppings RioMar em Fortaleza, Karine Costa, as ações realizadas são baseadas no tema global escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2024: “Água Para Paz”. “Estamos trabalhando a importância da oferta de água de qualidade para que a população viva dignamente e com saúde”, pontua ela.

Ações
Como parte da programação, no RioMar Fortaleza, nesta sexta-feira (22), acontecerá uma ação de distribuição de brindes em parceria com a Naturágua com arrecadação de água para beber para pessoas em situação de vulnerabilidade hídrica do “Grupo Geração Que Ama”, que realiza ações voluntárias com pessoas no Centro de Fortaleza. A ação acontece das 11h30 às 19h30, no Piso L3.
Já no RioMar Kennedy ocorre a “Exposição Água para Paz”, na Praça de Alimentação, no Piso L3, durante todo o mês. Composta por quadros pintados por alunos dos colégios Tiradentes, Dom Quintino, Salomé Bastos e Cientista, localizados no entorno do empreendimento. A exposição conta também com brincadeiras educativas com distribuição de brindes pela Água Serra Grandes nesta sexta-feira, 22/03, das 10h às 22h. Já no sábado (23), o empreendimento realiza uma edição especial do projeto “Era uma Vez” com uma contação de histórias com foco na conscientização dos pequenos, “Bia e Kennedy contra o desperdício”. Haverá ainda uma oficina de material reciclado. A ação acontece às 17h, na Praça de Alimentação, no Piso L3, com acesso gratuito.

Por Ismael Azevedo

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com