26.1 C
Fortaleza

Eleições no Sul e Salgado

Cenários Políticos nas Regiões do Vale do Salgado e Centro Sul Cearense. A Coluna realizou levantamentos sobre possíveis candidatos no Vale do Salgado e Centro Sul cearense para avaliar cenários de vitórias, disputas e apoios dos caciques estaduais. Nesta parte do Ceará, quase todos os candidatos estão alinhados com o Governador Elmano de Freitas e o ministro Camilo Santana.

Em Iguatu
Em Iguatu, as pré-eleições já estão acirradas desde janeiro. Ilo Neto (PT): conta com o apoio do governador Elmano de Freitas, do Ministro Camilo Santana e dos deputados Agenor Neto e José Guimarães. – Sá Vilarouca (PSB): apoiado pelo senador Cid Gomes, deputado Marcos Sobreira e alguns vereadores. – Roberto Costa Filho: advogado e ex-vice-presidente do Grupo Edson Queiroz, recebeu apoio do ex-Governador Ciro Gomes, deputado federal André Figueiredo e empresário Alex de Zenir Móveis. – Ronald Bezerra (UB): advogado e presidente da Câmara de Vereadores, apoiado por vereadores e Deputado Federal Danilo Forte. – Ednaldo Lavor (PSD): atual prefeito reeleito, prometeu lançar o candidato que apoiará em breve.

Em Icó
No município de Icó, o grupo liderado pelo ex-deputado Neto Nunes tem Aurineide Amaro, do PT, como pré-candidata. A oposição ainda não apresentou candidatos. A atual prefeita Laís Nunes está cumprindo o segundo mandato e, portanto, não vai disputar as eleições de outubro vindouro. Os nomes previstos são: – Aurineide Amaro: apoiada pelo Governador Elmano de Freitas, Ministro Camilo Santana, deputado estadual Oriel Filho e deputados federais Domingos Neto e Guimarães. – Possíveis candidatos da oposição incluem Marcelo da Granja (União Brasil) ou sua esposa Sênia Torres, com apoio do Capitão Wagner.

Orós
Três pré-candidatos disputam a prefeitura de Orós: – Simão Pedro, suplente no exercício como deputado estadual do PSD: detém grandes possibilidades de sucesso devido a suas gestões anteriores, apoiado pelo ex-vice-governador Domingos Filho e deputado Federal Domingos Neto. – Vereador Francieudo do PT: conta com apoio dos deputados Oriel Filho e José Guimarães, além de três vereadores da oposição. – Luhanna de Dr. Leimar (PP): apoiada pelos deputados José Albuquerque e AJ Albuquerque, além de dois vereadores, e tem o legado político de seus pais, Fátima e Leimar. O Governador Elmano de Freitas e o Ministro Camilo Santana provavelmente não tomarão posição pública em Orós devido ao apoio do PSD ao governo estadual.

As convenções chegando
Os candidatos que irão pleitear cargos nas eleições deverão ser definidos pelos partidos políticos nas convenções partidárias, entre 20 do corrente mês (Julho) e 5 de Agosto. Pela lei brasileira, o candidato precisa obrigatoriamente estar filiado a um partido. Quanto às siglas partidárias, poderão participar das eleições aquelas que tenham seu estatuto registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até seis meses antes do pleito e que, até a data da convenção, tenham órgão de direção definitivo ou provisório na circunscrição do pleito. Nas eleições municipais, a circunscrição é a respectiva cidade.

Nesta quarta-feira
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barreira e Acarape, CNPJ número 63.367.122/0001-30, por sua presidente e subscritora, Delvenia Maria Andrade Carvalho, confirma para esta quarta-feira, 10/07, a Assembleia Geral de Alteração Estatutária. Devem participar os servidores municipais das duas cidades.

O objetivo
Convocada para as 15h30min será realizada a devida Assembleia Geral com número legal ou em segunda convocação às 16horas, para deliberar sobre a seguinte pauta: 1)- Redução da base territorial Intermunicipal Acarape e Barreira, para base territorial Municipal, abrangendo o município de Barreira; 2)- Alteração da denominação do Sindicato passando a constar a seguinte denominação: SINSEMBA – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barreira; 3)- Aprovação das Alterações Estatutárias e 4)- Assuntos diversos.

Concurso público
Neste momento em que se fala muito da necessidade de emprego, a imprensa do país inteiro tem divulgado os vários concursos anunciados. O Ministério da Pesca e Aquicultura fará um para preencher 264 vagas temporárias. A publicação do Edital no Diário Oficial da União já aconteceu.

Importante saber
Os que lograrem aprovação no concurso mencionado terão emprego garantido por quatro anos, prorrogáveis por mais um. Os contratados vão desenvolver atividades de cunho técnico para lidar com demandas administrativas, judiciais e gerenciais do setor pesqueiro nacional. O salário ultrapassará os R$ 3 mil reais.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Casos de mpox se aproximam de 100 mil em todo o mundo, alerta OMS

Dados mostram que, apenas em junho, 934 casos foram confirmados laboratorialmente e quatro mortes foram reportadas em 26 países
spot_img