27.8 C
Fortaleza

Em cerimônia, Elmano reforça aproximação com policiais e faz novas promessas

Titular da SSPDS, Roberto Sá defendeu, também na solenidade, destacou a importância da entrega do Batalhão de Choque

Por Kelly Hekally e colaborou Mariana Freitas, estagiária sob a supervisão de editores

Foto: Mariana Freitas / O Estado

Depois de 21 dias de oficializar o aumento da gratificação por apreensão a policiais, o governador Elmano de Freitas (PT) volta a acenar a policiais e se compromete a “devolver” o hoje Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) à Polícia Militar do Ceará (PCCE).

Em 2011, a unidade, vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), recebeu nova classificação de porte, passando a pertencer ao guarda-chuva da Secretaria de Saúde (Sesa) do Estado. O hospital completa 85 anos em 2024. O aceno desta quarta vem depois de 19 dias de declarações no mesmo sentido, em cerimônia que deu posse, no final de junho, a 423 policiais militares.

A declaração desta quarta ocorreu um dia antes da inauguração da Delegacia da Polícia Civil de Crateús, prevista para esta quinta-feira (18), às 18h30.

Elmano vem desde maio deste ano, quando a primeira grande crise de seu mandato estourou, realizando reiterados anúncios de investimentos na segurança pública, a exemplo da efetivação de concursados. A mudança foi iniciada com o crescimento do policiamento ostensivo nas ruas do Ceará, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade no território cearense.

Na primeira reunião oficial com o secretário Roberto Sá, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Elmano exigiu que a “sensação de segurança” passasse a ser percebida pela população, bem como a redução de homicídios.

HOSPITAL ATRASADO
A fala do governador veio acompanhada de nova promessa, porém sem data, da entrega do Hospital Universitário da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A unidade, que desde março de 2023 está com 93% das obras prontas, foi prometida, também em 2023, para ser finalizada no mesmo ano, sem entretanto haver conclusão. A construção foi anunciada em 2022.

A devolução do hospital militar, segundo Elmano em fala breve, está sendo “articulada junto com o Hospital Universitário da Uece”. As sinalizações foram dadas durante evento de inauguração da nova Companhia de Eventos do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará.

“A inauguração desta sede hoje é um investimento de quase 2 milhões de reais, ele é fundamentalmente um reconhecimento que precisamos garantir a todos os policiais militares do Ceará e a todos os profissionais de segurança”, disse o governador.

Titular da SSPDS, Roberto Sá defendeu, também na solenidade, destacou a importância da entrega do Batalhão de Choque como uma forma de valorização do trabalho dessas companhias na segurança da população.

“Essa tropa é fundamental para a prática de esportes, para eventos culturais, religiosos e diversas origens em que a população cearense leva sua família para participar desses eventos e alguém precisa proporcionar essa segurança”, argumentou o secretário.

“É nessas eventualidades que é preciso suplementar alguém com treinamento específico ou um profissionalismo diferenciado com capacitação para atuar com multidões e torcidas organizadas. Então hoje, a gente reforça essa preocupação do Governo do Estado em dar dignidade para que esses policiais que representem muito bem o monopólio que o Estado tem de usar essa força a disposição da população”, acrescentou Sá.

A nova sede vai facilitar a logística das operações da Companhia de Eventos. O valor da obra foi de cerca de R$ 2 milhões.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img