32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

“Eu me sinto honrada por toda a história do jornal”, diz Soraya Palhano sobre medalha do TJ

segunda-feira, 27 de maio 2024

Diretora do O Estado, Soraya Palhano recebe homenagem do Tribunal de Justiça do Ceará. Apenas 20 personalidades receberão honraria destinada pelo desembargador Abelardo Benevides Moraes

Diretora do jornal O Estado CE, Soraya Palhano, e chefe da Assessoria de Comunicação Social do TJCE, jornalista Ilo Santiago Jr. / Foto: Dalila Lima/O Estado

A diretora do jornal O Estado, Soraya Palhano, recebeu nesta segunda-feira (27) a Medalha TJCE 150 Anos. A comenda, voltada a apenas sete das 28 unidades federativas do Brasil, foi entregue pelo chefe da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ilo Santiago Jr, em nome do presidente da Corte, desembargador Abelardo Benevides Moraes, a quem coube a escolha dos 20 agraciados com a honraria em todo Estado.

“Em me sinto honrada pelo jornal, por toda a história do jornal e por todas as pessoas que aqui passaram e que construíram o jornal, como Wanda Palhano e Venelouis [Xavier]. Venelouis era um lutador ferrenho da democracia no sentido de que as pessoas não poderiam pensar igual, que temos que respeitar a unidade de cada pessoa. E eu acredito que qualquer sociedade, tribo ou civilização só acontece se tiver ordem lei e regras. O jornal é para onde o ser humano corre quando se sente ofendido no seu direito”, reflete Soraya acerca da honraria.

A diretora relembra que em 2024 o Estado chega a 88 anos de fundação e reitera o compromisso do veículo com as demandas sociais e a liberdade de imprensa. Também segundo Soraya, a medalha é uma forma de agradecimento a “todos os que passaram e compõe o jornal O Estado”.

Os tribunais do Pará, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, de Mato Grosso, de Goiás e de São Paulo receberam também a homenagem. Ilo explica que a medalha é uma retribuição ao trabalho da imprensa, enquanto indutores da cidadania. “Muito importante, porque a imprensa e o tribunal são um dos últimos extremos da democracia. O cidadão busca a imprensa ou a Justiça quando ele está precisando de ajuda. Então, nada mais justo que comemorar os 150 anos de Justiça homenageando alguns setores da imprensa. O jornal O Estado é um dos mais antigos daqui”.

Agraciada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, a Medalha TJCE 150 Anos comemora 1,5 século da trajetória da Justiça no Brasil. Um dos Poderes do estado brasileiro, o Judiciário foi criado pelo imperador Dom João VI.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com