26.1 C
Fortaleza

Energia renovável

O Instituto Centec recebe autorização para curso técnico em Sistemas de Energia Renovável em São Gonçalo do Amarante. O Centro Vocacional Técnico (CVTec) São Gonçalo do Amarante passará a contar com o curso técnico de nível médio em Sistemas de Energia Renovável. A unidade, que é mantida pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), recebeu o aval do Conselho Estadual de Educação (CEE) para ofertar a primeira turma. Os alunos do novo curso serão selecionados dentro da base de inscritos no período de pré-matrícula, realizada entre novembro e dezembro de 2023. As aulas serão realizadas à noite na modalidade presencial. O curso é gratuito e tem duração de cinco semestres. Os CVTecs e as Fatecs são unidades geridas pelo Instituto Centec por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Acrisio Sena enfatiza
Para o presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, a criação do curso e as respectivas autorizações de início da oferta das primeiras turmas convergem com o início dos trabalhos do projeto H-TEC, do Governo do Ceará, que visa qualificar profissionais e fortalecer a cadeia produtiva de energias renováveis no Ceará.

Eleições 2024
Todos os preparativos estão sendo feitas pela Justiça Eleitoral do País, no caso, o TSE, Tribunal Superior Eleitoral e os TREs, Tribunais Regionais Eleitorais, a fim de que todos os prazos sejam cumpridos, não só pelos partidos políticos, mas, pelos que vão disputar os cargos de prefeito (a), vice-prefeito (a) ou de vereador(a) e, obviamente pelo eleitor.

Movimentação
Neste momento há uma grande movimentação nas capitais, grandes e pequenas cidades, pois, as eleições de outubro vindouro (com o primeiro turno programado para o dia 6/10 e o segundo turno, aonde for ocorrer, no dia 27/10, sem dúvida, será o espelho para a próxima eleição, que será em 2026, quando vão ser escolhidos, o futuro Presidente da República, vice, governadores senadores, deputados federais e estaduais.

Ceará e sua imagem
Neste momento, a imprensa local e nacional, inclusive, com muitos comentários a respeito, dão como certa a participação do Ministério da Educação, Camilo Santana (PT), como um provável disputantes à Presidência da República, caso, o presidente Lula não dispute a reeleição. Por isso, Santana, com a experiência de deputado estadual, Governador e agora como Senador e Ministro, mostra-se desenvolto na pré-campanha no Ceará, logicamente, buscando bons resultados para os seus apoiados. Estamos atentos.

Grandes apoiadores
Sem qualquer dúvida, em mais de duas dezenas de municípios cearenses os atuais gestores na condição de prefeito ou prefeita não estarão disputando um movo mandato, ou porque já estão na segunda gestão ou porque mesmo no primeiro mandato desistiram de postular a reeleição. Sem dúvida, em qualquer circunstâncias serão grandes apoiadores. É o caso, por exemplo, de Caucaia onde o prefeito Vítor Valim (PSB), mesmo podendo disputar a reeleição, desistiu. Sua participação na campanha, entretanto, será de muita significação.

Fim do segundo mandato
Dentre tantos, destaque-se que, a prefeita Laís Nunes (Icó), Zé Almir Brasil (Crato) e Rozário Ximenes (Canindé) estão concluindo oito anos seguidos de mandato prefeitural e, portanto, pelo grande trabalho que realizaram e realizam em seus municípios, vão ser peças fundamentais na eleição de outubro vindouro. Os candidatos que vierem a ser apoiados pelos três líderes mencionados, sem dúvida, vão ter reais chances de vencer o pleito. É anotar para conferir.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...
spot_img