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Eusébio é destaque nacional por oportunidades educacionais

quinta-feira, 04 de abril 2024

O município de Eusébio, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, alcançou a maior pontuação da sua história no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgado nesta semana. Os 5,8 pontos alcançados pela cidade a posicionaram em 4º lugar entre os municípios cearenses acima de 50 mil habitantes e o 5º melhor resultado entre os municípios brasileiros também acima de 50 mil habitantes. “A evolução do IOEB é de suma importância porque ele mede a oportunidade que é oferecida a nível educacional. O índice surgiu em 2015 e é aplicado de dois em dois anos”, explica o secretário municipal de Educação, Júlio César Alexandre. A avaliação do IOEB é feita com base em dois grupos, sendo o primeiro o de insumos educacionais, que contém fatores como a escolaridade dos professores, o número médio de horas aula por dia, a experiência dos diretores e a taxa de atendimento na Educação Infantil. Já o segundo é referente a parte de resultados educacionais, onde são observados o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos iniciais e dos anos finais, bem como a taxa líquida de matrícula no Ensino Médio. Na prática, quanto melhores forem os indicadores, maior a chance dos alunos garantirem uma boa educação. De acordo com Alexandre, o Eusébio vem tomando diversas atitudes para promover um modelo de gestão que tenha como referência a melhoria da educação de crianças e jovens. “Nós definimos um perfil diferenciado de diretores, para contemplar aqueles que realmente se engajam na aprendizagem dos alunos. Instituímos uma escola de formação, onde todos os professores comparecem mensalmente dentro da sua carga horária, sem ser a carga horária docente, e implementamos uma avaliação diagnóstica duas vezes ao ano, com uma premiação que, inclusive, remunera professores e diretores que alcançam as metas de aprendizagem em suas turmas”, detalha o secretário, ressaltando ainda outras medidas como o currículo de recomposição de aprendizagem, pensado para beneficiar os alunos que apresentassem maior necessidade, e a tutoria junto às escolas, que acompanha e dá apoio a tais instituições. “Isso culminou na melhoria dos resultados a cada ano, mesmo tendo pandemia. O Eusébio sofreu com a crise sanitária, mas não se entregou, e conseguiu fazer com que a aprendizagem das nossas crianças e jovens evoluísse”, orgulha-se. Conforme as informações divulgadas pela gestão do Município, em 2015, a pontuação do Eusébio no IOEB era de 4,8, subindo para 5,4 em 2017. Em 2021, já no período pandêmico, a cidade conseguiu pontuação de 5,6. Para o futuro, Júlio César Alexandre conta que há planejamentos para que o diagnóstico de todos os alunos da rede municipal seja ampliado, para que haja uma atividade de troca de experiências docentes entre os professores e para que seja atendida a demanda que objetiva fazer com que as escolas passem a ter especialidades. “A gente está desenvolvendo escolas especialistas, desde a primeira infância, à alfabetização, ao Ensino Fundamental inicial e ao Ensino Fundamental II. Sendo especialistas, as escolas dão mais condições de trabalho para os professores, que vão ser identificados pelos seus perfis”, revela. O secretário destaca que, através dos diagnósticos que são realizados, também foi possível perceber uma forma de melhor atender a necessidade de alunos atípicos. “Dentro da secretaria, temos um departamento de inclusão. Foi uma análise que fizemos que levou à percepção que esses estudantes têm diferenciações, mas que isso não impede que eles aprendam bem”, lembra, reforçando que os reconhecimentos alcançados são fruto de um esforço conjunto em prol da melhoria da qualidade da educação no município. Por Yasmim Rodrigues

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