27.8 C
Fortaleza

Federação dos arruinados

A notícia se tivesse sido dada no dia 1º de abril, seria apenas mais uma “rodada da perua”, ou seja, nada menos do que mais uma mentirinha política para gozar partidos políticos passando a sacolinha. Em Brasília, estão sendo iniciados preparativos para a formação de uma federação com o Podemos, Solidariedade, PDT e PSDB. A efetivação desse bloco será realizada depois da eleição municipal deste ano por duas razões: em primeiro lugar, por falta de recursos que termina fazendo descer a ladeira partidos de riquíssimos plantéis para se nivelarem ao PDT e PSDB, escapando na UTI. Na mesma situação, o Solidariedade e o Podemos que chegaram a disparar, mas cansaram depois da largada pela ausência de nomes expressivos nos seus quadros. Em política, tentar reunir eleitores perdidos é como juntar um saco de penas atiradas ao vento, segundo advertia Getúlio Vargas ao sentir as ameaças que pairavam sobre o seu PTB. Moral da história, em política também nem tudo dá certo por falta de salvaguarda para 60% de congressistas, e 1/3 de governadores respondendo na Justiça por prevaricação.

Lula ainda lidera. O presidente vinha perdendo pontos em avaliação de governo, mas não em pesquisas relacionadas ao pleito de 2024. Segundo o Instituto Genial Quaest, o adversário mais forte para disputar a presidência é o governador Tarcísio Freitas, de São Paulo, do Republicanos. Bolsonaro pode se aproximar, mas tem uma estratosférica rejeição de 50%.

Roberto apoiado pelo PT. Em Maracanaú, tem sido motivo de surpresa a Comissão Executiva Nacional do PT homologar o apoio da Executiva municipal à reeleição do prefeito de Maracanaú, empresário Roberto Pessoa. Com essa dolorida realidade, o deputado Julinho Cesar terá duas opções para permanecer no partido: aderir apoiando Roberto, ou jogar a toalha no ringue.
FIEC na Holanda. Com participação ativa no desenvolvimento de programas de energia renováveis no nosso estado, o presidente Ricardo Cavalcante atendeu a convite de Elmano Freitas levando uma caravana de empresários e dirigentes de organizações técnicas a Rotterdam, onde ocorre o World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition, maior evento do mundo em se tratando do Hidrogênio Verde.
Casa única. Fortaleza é a capital possuidora da primeira e única Casa da Criança, de iniciativa da PMF. O equipamento é dos mais modernos para o acolhimento de crianças vulneráveis em parceria com TJCE, DCECA, MP e instituições destinadas a dar segurança a crianças, principalmente àquelas com mais dificuldades.
Mudança. Causa espanto revolta e preocupação a informação de que algumas das penitenciárias do Ceará terão gestão terceirizada ou serão administradas por associações caça-níqueis. Esse tema é delicado e merece mais esclarecimentos antes de se tornar real.
Comprando briga. O empresário Chiquinho Feitosa que se lançou candidato ao Senado, saiu “tosquiado” em Tauá, onde desejava um grande acordo com o PSD dos Aguiar. Seu conterrâneo Domingos Filho o deixou com a brocha na mão: fez aliança com o PT, garantindo a quarta vitória da imbatível prefeita Patrícia Aguiar.
Sem falsetes. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará parte à frente no combate à desinformação. Entregará no dia 20, segunda-feira o Programa de Enfrentamento à Desinformação, com orientações sobre “fake news” e outros vícios no decorrer da campanha eleitoral.
Vaquinha castigada. Em Brasília, a deputada Dayany, da UB, teve aprovado Projeto de Lei de sua autoria, visando ampliar penas aplicadas a estelionatários que praticam crimes através de “vaquinhas virtuais”, e falsas campanhas para conseguir ajuda solidária.

]“Em dia de eleição vá comer na casa de todos os candidatos. Todos terminam pensando que você votou neles”. Perillo Teixeira, deputado e prefeito de Itapipoca.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img