32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Arte + Agenda

Fendafor estreia dia 26 de junho, no Theatro José de Alencar

quarta-feira, 26 de junho 2024

Fortaleza se prepara para receber uma das maiores celebrações da dança no Brasil: o 24° Fendafor – Festival Internacional de Dança de Fortaleza. Este evento, que acontecerá de 26 de junho a 7 de julho no icônico Theatro José de Alencar, promete encantar o público com uma programação rica e diversificada, reunindo talentos do Brasil e do mundo.

Foto: Divulgação

A edição de 2024 será dividida em duas partes distintas: a Mostra Internacional de Dança, de 26 a 28 de junho, e a Mostra Competitiva, de 29 de junho a 7 de julho. As inscrições para o festival, que se encerraram no dia 10 de junho, surpreenderam ao esgotarem-se em apenas 15 dias. “A resposta do público foi incrível e inesperada. Temos uma fila de espera para grupos que aguardam vagas caso haja desistências”, revela Janne Ruth, diretora geral do evento.

O festival reunirá grupos e bailarinos de todos os cantos do país, incluindo estados como Ceará, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, além de outros 22 estados brasileiros e o Distrito Federal. O público poderá apreciar uma vasta gama de estilos, desde Jazz e Ballet Clássico até Danças Urbanas e Dança do Ventre. Entre os destaques, a vencedora do concurso Embaixadora Fendapará 2024, Giulia Nascimento, e a Embaixadora Oficial do Fendafor, Dulce Ribeiro, prometem performances memoráveis.

Outros nomes de peso incluem Maria Rêgo – Terezina PI e Ayala Emily do Ceará, vencedoras do Grand Prix Internacional de Dança, além da Cia. Municipal de Dança da Paraíba e os talentosos bailarinos Álef Carvalho e Moacir Nepomoceno do Ceará. As escolas de dança locais, como a Cia. De Dança Sobre Rodas da Associação Elos da Vida, Studio de Dança Mainara Albuquerque, Academia Tereza Passos, Escola Janne Ruth, Ballet Lucymaire Aires, Studio Expressart a e o Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza, também estarão presentes.

Além das apresentações, o festival oferecerá uma série de cursos e workshops. Destaque para as seletivas do YAGP – American Grand Prix, com a final prevista para abril de 2025 em Nova York. As seletivas ocorrerão no dia 28 de junho no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. “Nossa parceria com o YAGP é uma grande conquista, principalmente para o norte e nordeste brasileiro”, destaca Atenita Kaira, diretora artística do festival.

A abertura oficial do Fendafor será no dia 26 de junho, às 18h30, no jardim do Theatro José de Alencar, com a entrega do Troféu Fendafor de Responsabilidade Social/Cultural e do Troféu Guivalde Almeida, homenagem ao mestre do Ballet Clássico. O Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, que comemora 30 anos, realizará uma apresentação especial, com a diretora Sandra Veloso entregando a Comenda dos 30 anos do grupo para Janne Ruth.

Nos dias 27 e 28 de junho, as apresentações variam do infantil ao adulto, com sessões às 16h30 e 18h30. Entre os destaques, os Primeiros Bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Juliana Valadão, além da FOHAT Cia de Dança de Goiânia e a MG Cia de Dança de Fortaleza, prometem encantar o público.

O festival também prioriza a formação de plateia, oferecendo sessões gratuitas ou a preços acessíveis, em parceria com projetos sociais do Ceará. No jardim do TJA, o Mercado da Dança proporcionará apresentações gratuitas, stands de produtos para bailarinos e áreas de convivência, além de promover baladas para bailarinos.

O festival conta com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Lei Paulo Gustavo, e apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), Theatro José de Alencar, YAGP, Lojas Evidence e Bravo Produções.

SERVIÇO

Evento: “Abertura oficial do Festival Internacional de Dança de Fortaleza 2024 (Fendafor)
Dia: 26 de junho
Hora: 18h30
Local: Jardim do Theatro José de Alencar

Mais conteúdo sobre:

Theatro José de Alencar

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com