32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Feriado de São José altera funcionamento de serviços em Fortaleza

terça-feira, 19 de março 2024

Nesta terça-feira, 19, é comemorado o Dia de São José, padroeiro do Ceará, e, portanto, serviços públicos e alguns comércios devem manter funcionamento em horário especial. A Prefeitura de Fortaleza divulgou, por exemplo, que os postos de saúde Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Irmã Hercília Aragão, no bairro São João do Tauape, funcionarão exclusivamente para vacinação de rotina contra covid-19, influenza e raiva humana, das 8h às 16h30.
É necessário lembrar que os serviços essenciais, como socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, vigilância e salva-vidas não são impactados pelo feriado. Para casos de urgência adulto e infantil, as 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mantêm atividades 24 horas. Para atendimentos pediátricos de urgência, o Hospital da Criança de Fortaleza (HCF) e o Hospital Infantil Filantrópico da Sociedade de Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai) também estarão disponíveis.
As agências dos Correios só devem voltar a abrir amanhã, 20, e os bancos também não terão expediente nesta terça-feira. De acordo com a administração municipal, não haverá atendimento no Vapt-Vupt. Caso seja necessário, a Defesa Civil de Fortaleza poderá ser acionada pelo telefone 190. Tal órgão funcionará em regime de plantão 24 horas.

Comércio
A Câmara dos Dirigentes Lojistas da capital (CDL-Fortaleza) informou que algumas lojas podem optar por não funcionar ou ter o horário de funcionamento reduzido, a depender da decisão dos donos dos comércios. A maior parte dos shoppings da capital cearense, no entanto, não terão alterações de horário, entre eles destacam-se o RioMar Fortaleza, o RioMar Kennedy, o Iguatemi Bosque, o Shopping Parangaba, o Grand Shopping, o Shopping Del Paseo, o North Shopping e o Via Sul Shopping. É necessário ressaltar, contudo, que órgãos como a Polícia Federal e o Detran localizados dentro de tais estabelecimentos estarão fechados na data.
O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado (Sincofarma) detalhou que tais unidades poderão funcionar normalmente, desde que conforme o disposto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A Associação Cearense de Supermercados (Acesu) garantiu que as atividades dos supermercados continuarão normais no Dia de São José.
Os mercados públicos estarão abertos no feriado. No Mucuripe, o Mercado dos Peixes funciona das 7h às 22h. Já no Centro, o São Sebastião abre das 5h às 13h, e o Mercado Central, das 8h às 15h. Os horários de funcionamento dos demais mercados da capital podem ser conferidos no site da Prefeitura do Município.

Transporte
As linhas Sul, Oeste e Nordeste do Metrofor devem ter funcionamento em horário especial. As rotas que atendem Fortaleza e a Região Metropolitana começarão a operar no horário normal, mas encerram o serviço mais cedo que o normal. Não haverá serviços nos VLTs de Sobral e do Cariri.
Pelas ruas da capital, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) continuará realizando o monitoramento. Porém, não haverá atendimento presencial ao público durante o feriado. As autoridades recomendam que eventuais pendências sejam solucionadas pelo site ou pelo aplicativo do órgão.
Por Yasmim Rodrigues

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com