32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Férias: moradores pretendem aproveitar o máximo da programação do mês de julho em Fortaleza

segunda-feira, 08 de julho 2024

Durante esse mês, a capital cearense oferta opções para todos os gostos e idades com programações gratuitas e pagas para a população se divertir

Ismael Azevedo

As atrações contam com peças, musicais, experiências e outras opções / Foto: Divulgação

O mês mais aguardado por muitos cearenses, principalmente as crianças e estudantes, chegou. O mês das férias. Muitas famílias aproveitam este período para levar a criançada para brincar e se divertir em determinadas atrações na cidade. Em outros casos, famílias vêm de outros estados para poder curtir as belas paisagens de Fortaleza.

Maria Joaquina de Oliveira, é de Macapá e está chegando em Fortaleza nesta terça-feira (9). “Todos os anos me programo para viajar a Fortaleza. Tenho duas filhas e elas adoram quando chegam as férias e podem aproveitar o melhor que tem por aí. Aqui em Macapá, não tem tantas atrações como em Fortaleza, e como também tenho família aí, termino aproveitando para passar o mês inteiro”, afirma.

FÉRIAS SÃO IMPORTANTES
De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Fundação Abrinq), as férias têm um papel importante na vida escolar das crianças. “As férias desempenham um papel mais importante do que um simples intervalo na vida das crianças. Trata-se de um período fundamental no desenvolvimento saudável, assim como uma pausa revigorante das responsabilidades acadêmicas e das rotinas diárias.

Durante as férias, as crianças têm a liberdade de explorar sua criatividade e imaginação por meio de brincadeiras e atividades lúdicas. Períodos como esse, de grandes possibilidades criativas, não apenas enriquecem o desenvolvimento cognitivo, mas também proporcionam momentos de autodescoberta e de melhor entendimento sobre o mundo ao redor ao conhecer outras realidades e vivências”, pontua.

Em entrevista a reportagem, a professora de geografia Mariana Tavares, diz que nesse período é o momento certo das estudantes desopilar e sair um pouco da rotina dos estudos. “Quem não precisa de férias? Todos nós precisamos. Dias antes de saírem de férias, já percebemos o alunos cansados, exaustos e a “bateria quase descarregando”. No retorno, já podemos identificar um entusiasmo maior de aprender, de estudar e de se aprofundar mais nos conteúdos. É importante lembrar que nesse período, por mais que não seja o período de pegar um caderno e ficar anotando assuntos e estudando, uma boa leitura em determinados locais, jamais poderá deixar de existir, pois o conhecimento estará em constante evolução”, conclui.

Sophia Andrade, tem 14 anos e conta que está preparada para as férias e que realizou até uma programação. “Sempre saio com meus pais, e como eles trabalham, montei um cronograma de lugares que gostaria de visitar no fim de semana. Durante a semana, ficarei em casa fazendo o que não fazia na eṕoca de escola que é acordar tarde, assistir filme mais vezes, brincar com minhas amigas que são minhas vizinhas e tudo mais”. A mãe de Sophia, diz que esse momento é importante para ela como mãe. “A gente trabalha tanto, temos muitos afazeres e no fim, nem sempre nos divertimos. Então, a Sophia tá cheia de energia e entusiasmo para sair e eu vou entrar na vibe dela. Vamos sair, vamos passear e nos divertir muito”, conclui a fonoaudióloga, Vera Bezerra.

CONFIRA OS LOCAIS
Durante esse mês, a capital cearense oferta diversas opções para todos os gostos e idades com programação gratuita e também pagas para a população se divertir da melhor forma. Confira abaixo:

RioMar Fortaleza
O RioMar Fortaleza recebe, de 1º de julho a 31 de agosto, o Evento Ártico, uma verdadeira experiência gelada, que será realizado no Piso L2, das 10h às 22h. A atração conta com neve de verdade, nevasca, bonecos de neve, escorregadores e muito mais! A programação segue com o Festival de Férias cheio de entretenimento para todas as idades. A partir das 17 horas, do mês de julho, nas sextas, sábados e domingos, a Praça de Alimentação será o palco de shows infantis e apresentações para toda a família aproveitar. E o melhor de tudo: é gratuito!

RioMar Kennedy
Já o RioMar Kennedy recebe, de 4 de julho a 1º de setembro, o Authentic Games, espaço com uma divertida piscina de bolinhas e infláveis, que promete animar a garotada. A atração estará localizada na Praça de Eventos 1, do Piso L1, das 10h às 22h. As Férias do RioMar Kennedy contarão ainda com o Space Roller, localizado na Praça de Eventos 2, do Piso L1, de 7 de julho a 30 de setembro. Trata-se de uma pista de patinação, proporcionando entretenimento para todos os públicos. E de 2 a 24 de julho, a Praça de Eventos no Piso L3 receberá a Exposição “Animais Fantásticos e Como Vivem”, aberta das 13h às 22h.

Viva+Del
Para quem quer aproveitar as férias para colocar as atividades físicas em dia, o projeto Viva+ Del continua com aulas de Zumba, ritmos e Ioga no Shopping Del Paseo. Voltado para todas as idades, cada aula possui acompanhamento de um profissional da área. As atividades acontecem todos os dias, de segunda a quinta-feira, de 18 às 20 horas.

Cidade Mais Infância
No embalo das férias, o mês de julho está repleto de magia, aprendizado e diversão que garantem incríveis experiências na Cidade Mais Infância, equipamento do Governo do Ceará, administrado pela Secretaria da Proteção Social (SPS). A programação está recheada de atividades para todos os gostos e diversas idades, como a jornada mágica “Ritmos do Sertão – Cultura e Tradição”, espetáculo infantil que celebra a riqueza e a diversidade da música tradicional brasileira, nossa cultura e ritmos musicais vibrantes. Durante todo o mês, às quartas-feiras também estarão abertas à visitação.

Parque do Bolofofos
Com foco nas férias da criançada, mais uma atração chegou no Iguatemi Bosque. O Parque do Bolofofos, com seus escorregadores, camas elásticas, piscina de bolinhas e entre outras atividades lúdicas, desembarca no empreendimento como mais uma atração imperdível para o mês de julho. Já disponível para o público, é possível se aventurar no espaço que promete momentos de alegria e descontração para a família. O parque funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos, das 13h às 21h.

North Shopping Maracanaú
Todo domingo no mês de julho, o North Shopping Maracanaú irá realizar o Férias no Maraca com uma programação especial para a criançada, repleta de atividades divertidas e educativas. A programação acontece a partir das 17h.

North Shopping Fortaleza
Todos os domingos de julho, o North Shopping Fortaleza apresenta a programação COVERS ON, com incríveis apresentações musicais que irão divertir toda a família. A programação acontece a partir das 17h30, na praça de alimentação do shopping, e contará com covers de grandes bandas e artistas.

Beach Park
As férias escolares já começaram e o Beach Park está com uma programação para crianças e adultos curtirem esse período que é um dos mais aguardados do ano. Além das atrações do Aqua Park, considerado o segundo melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas, o destino turístico conta com a Vila Azul do Mar, aberta ao público, com acesso gratuito, além de quatro resorts para tornar a experiência nessa época ainda mais inesquecível.

Com mais de 30 atrações, o parque aquático oferece diversão para todos os gostos, desde toboáguas radicais que chegam a ter a altura de um prédio de 14 andares, até piscinas tranquilas para relaxar com a turma. As atrações são divididas em três categorias para facilitar a escolha das atividades: Família, Moderada e Radical. Durante o mês de julho, o Aqua Park abre todos os dias.

Shopping Benfica
O Shopping Benfica preparou uma programação super especial para as famílias com o “Férias no Ben” neste mês de julho. Todos os fins de semana, o empreendimento se transformará em um verdadeiro parque de diversão indoor, oferecendo atividades variadas para crianças de todas as idades. O evento é totalmente gratuito.

Aos sábados, das 16h30 às 18h30, a diversão é garantida com eventos infantis, em loja ao lado do CCI, agora transformada em um espaço de entretenimento. Cada sábado reserva uma programação especial: brincadeiras recreativas, pintura facial, escultura em balões e dancinhas no “Espelho Mágico” prometem encantar a criançada.

Nos domingos à tarde, a praça de alimentação é palco de apresentações encantadoras das 17h30 às 18h30. A temática varia de acordo com o dia. Dos Minions até os heróis favoritos das histórias infantis e o popular “Show do Reino Congelado”, inspirado no filme Frozen. Todos os sábados e em alguns domingos, terão atividades como pintura facial, oficina de cupcake ou brigadeiro, e até mesmo uma divertida oficina de slime.

10° Festival Internacional de Circo do Ceará
Em julho, vai ter circo para a garotada e a família no interior do Ceará. É o Festival Internacional de Circo do Ceará – FICC, evento que nesta edição comemorativa de 10 anos contará com dois circuitos, o primeiro nas férias do meio do ano, e o segundo, entre outubro e novembro. Em cada um deles, o festival levará programação a cinco cidades diferentes, com apresentações de artistas locais, nacionais e internacionais.

O primeiro, entre 6 de julho e 9 de agosto, será o Circuito Leste, que passará por Jaguaribe (6 e 7/7), Quixeré (9/7), Aquiraz (20/7) e Canoa Quebrada, em Aracati (26 a 27/7), cidades localizadas no Litoral Leste, e Jijoca de Jericoacoara (9/8), município da Costa do Sol Poente, no Litoral Oeste cearense. A programação é totalmente gratuita e pode ser acessada no site.

Diretoria Vibes
Para os amantes de samba e pagode, o Diretoria Vibes é uma das principais opções. O estabelecimento conta com música ao vivo, local dedicado ao bar, espaço aberto e segurança. Com funcionamento de quinta-feira a domingo, os eventos no Diretoria Vibes iniciam no fim da tarde e seguem até meia noite.

Atualmente, o espaço está realizando o “Quintal da Karenzinha”, às quintas-feiras, com chopp Brahma liberado até o fim da noite. A ação conta com a apresentação ao vivo da cantora Karenzinha, conhecida na cidade por seus shows de pagode.

Cuca Jangurussu
O Grupo K’Os Coletivo realiza, no dia 17 de julho (quarta-feira), uma apresentação gratuita de “O Prisioneiro”, que acontecerá no Teatro Cuca Jangurussu, em Fortaleza, a partir das 18h30. O espetáculo é limitado à capacidade do teatro, que é de 252 lugares. Para garantir a inclusão e a acessibilidade, a peça contará com intérprete de Libras.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com