28.5 C
Fortaleza

Finalmente, um evento importante

Finalmente, um evento político de destaque veio a ocorrer em meio à rotina que tem marcado o momento político pré-eleitoral no nosso Estado, enquanto não acontecem as Convenções Partidárias com a escolha dos candidatos às Prefeituras e Legislativos Municipais. Ironicamente, o referido evento, que cercou as filiações ao PSB, do senador Cid Gomes e da ex-governadora Izolda, além de dezenas de prefeitos e de vereadores terminou sendo o resultado dos desencontros do PDT em 2022, que abriu em bandas o PDT regional. Pela sua magnitude, a reunião do PSB comprovou o respeito de que goza o senador sobralense nos meios políticos do Ceará e do país, ante as presenças do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do presidente Nacional do partido, Carlos Siqueira, e do prefeito do Recife, João Campos. A grande mobilização de lideranças socialistas e de outros partidos poderá ter sido o coroamento de uma estratégia traçada, desde a entrega do PSB a Eudoro Santana, assim como o badalado ingresso de Cid, seguido de prefeitos, vereadores e deputados em proporções jamais imaginadas e registradas na História Política do Ceará. Como resultado da grande reunião de filiações, pode-se de antemão, antever as vantagens a serem proporcionadas aos futuros candidatos governistas à Prefeitura de Fortaleza e do interior com PT e PSB encabeçando uma forte aliança. Uma vez dada essa demonstração de força e organização, cabe agora a Eudoro e Cid promoverem a reorganização de um partido respeitado, mas, que por motivos superáveis perdeu muitos espaços.

Carga pesada. Os próximos meses que antecederão a abertura da campanha eleitoral representarão o período da maior de maior trabalheira para o presidente da ALECE, Evandro Leitão, para a Mesa Diretora, assim como para as lideranças partidárias. Em consequência disso, Evandro já antecipou aos deputados no sentido de que, no momento em que a ALECE tem sob sua responsabilidade uma pauta pesadíssima relativa à seca, saúde, educação, segurança hídrica, eleições municipais e empregos, não haverá espaços para brigas pessoais.

Atitude reversa. Mais uma vez, o ex-ministro Ciro Gomes age de modo reverso às posições dos seus irmãos. Ontem, enquanto a deputada Lia e os prefeitos Ivo, de Sobral, acompanhavam o irmão senador Cid no evento do PSB ele voltava à carga contra os que ocupam o Governo do Estado e o MEC, a quem tachou de “Judas Escariotis”.
Retorno de Izolda. A ex-governadora Izolda Cela, competente número dois do MEC, foi uma das personagens mais aplaudidas, ao assinar sua filiação ao PSB. Segundo analisam amigos seus, embora ela venha se esquivando, o seu nome cresce a cada dia como a grande jogada para a conquista da Prefeitura do Norte, na sucessão a Ivo Gomes.
Cobrando urgência. Por ocasião da posse do ministro Lewandowski no Ministério da Justiça e Segurança Pública, o presidente da República, Lula deixou urgente para aos membros do STF, a urgência para a discussão e regulamentação das redes sociais no que diz respeito às fake-news e ao uso criminoso das redes sociais, que poderão infernizar a campanha eleitoral.
Patada dos luiziannistas. Embora se tratasse de um direito permitido pela Lei Eleitoral, a reunião partidária organizada pela deputada Luizianne com lideranças que apoiam foi marcada por erros grosseiros, a começar por críticas de Catanho a Evandro Leitão, além de piadas idiotas a respeito da gestão dele à frente do Ceará S. C. que, por sinal, foi vitoriosa.
Investimentos pesados. O mais recente pacote de investimentos com que o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, é tido como o mais importante das últimas décadas. Serão 2220 obras a serem construídas a um custo total de R$2.2 bilhões. O destaque é que 90% do chamado projeto “Vida Nova” deverão beneficiar as áreas periféricas da nossa capital.
Parceria importante. Foi bastante significativo o ato em que a Universidade Federal do Ceará e a Empresa de Correios e Telégrafos assinaram a transferência desta empresa de importante prédio para a instalação do Campus Iracema. Com isso, a UFC passará a dar mais extensão aos seus espaços destinados à ampliação das faculdades e número de universitários.
Força notável. Um dos temas mais discutidos em relação à onda de filiações de lideranças políticas ao PSB é a quantidade de prefeitos do PDT que o senador Cid conseguiu atrair para o PSB. Segundo analistas, nunca na História política do Ceará uma liderança conseguiu o que Cid Conseguiu, ou seja, filiar 45 dos 54 prefeitos do PDT.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img