32 C°

13 fevereiro 2024.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Foliões tomam conta do Mercado da Aerolândia e do Largo da Mocinha no terceiro dia de Carnaval

terça-feira, 13 de fevereiro 2024

Mesmo após dois dias de fortes chuvas em Fortaleza, não houve obstáculos para a alegria dos foliões nesta segunda-feira de Carnaval (12/02). O Mercado da Aerolândia e o Largo da Mocinha, dois tradicionais polos de Carnaval de rua da capital cearense, foram contagiados pelo desfile e danças de famílias inteiras, casais, solteiros, enrolados amorosos e qualquer outra pessoa que buscasse um pouco de diversão durante o desatino que segue até a Quarta-feira de Cinzas.

Mercado da Aerolândia

No Mercado da Aerolândia, a festa começou no fim da tarde e foi guiada por Gil Duty e Banda, Diego Facó e Rose Martins e Banda. A enfermeira Aparecida Melo compareceu cedo ao encontro marcado com a folia. Levando toda a família consigo, ela afirmou que a festa é importante não só para desopilar da rotina cotidiana, mas também para celebrar a cultura local e movimentar a comunidade do bairro.

“Esses momentos são importantes para elevar a cultura do bairro e contemplar a população que não viaja, pois podemos ver um show legal e curtir um pouquinho do Carnaval”.

Um compromisso assumido por Aparecida neste Carnaval foi acompanhar a filha Maria Júlia, de quatro anos, no tradicional mela-mela. Munida de goma de mandioca e espuma em lata, a garota não poupou energia para trocar mãozadas de goma com as amigas.

“Ela gosta dessa diversão. É ótimo para as crianças. Dessa vez ela quis vir fantasiada de bailarina, a fantasia fica suja, mas é bom”, gargalhou Aparecida.

Leilany Lima também levou a filha Letícia para o mela-mela, mas se contentou em comentar sobre os shows e a felicidade de ter um Carnaval de rua a poucos metros da porta de casa. “Essa é a primeira vez que estou vindo pra cá. Eu acho ótimo que tenha essa movimentação do Carnaval, o bairro precisa dessa vida”.

Longe do mela-mela e próximos ao palco, os amigos André, Pedro, Rogério e Doutor Gil chamavam a atenção pela irreverência das indumentárias. Fantasiado e dançante, o grupo fazia todos que os observaram trocar sorrisos. “Rapaz, a minha fantasia foi só fuleiragem mesmo. Peguei tudo que não ia ter mais uso. Só nessa arrumação dá pra sair vestindo assim e fazendo essa macacada que estamos fazendo”, disse André, que vestiu-se com uma calça legging com, no mínimo, dois números menor que seu manequim.

Já Rogério decidiu ser mais elaborado, foi trajado para homenagear seu bairro. “Eu sou da Aerolândia desde sempre, então, minha fantasia de comandante de vôo é uma homenagem minha ao nosso bairro e a todos que estão aqui se divertindo”, celebrou.

Os dias de folia, além da diversão, também garantem renda para 1.220 ambulantes e permissionarios autorizados pela Prefeitura de Fortaleza. É o caso de Gilson da Silva, que trabalhou vendendo drinks para os brincantes no Mercado da Aerolândia. “Hoje o movimento está muito bom aqui na Aerolândia. O que mais tem saído é a caipirinha e a caipifruta de ciriguela, tem muita saída no Carnaval”, comentou.

“Eu começo a planejar cedo o trabalho, selecionando as frutas e separando as bebidas. É um grande preparo antes de chegar aqui e ainda tem a logística para trazer o carrinho. É um trabalho que começa quatro ou cinco horas antes da festa e ninguém vê. Esse mês de Carnaval é excelente, pois gera uma renda extra não só pra mim, mas pra muita gente que trabalha como ambulante”, contou Gilson.

Largo da Mocinha

O Largo da Mocinha, tradicional ponto do samba e da boêmia no coração da Praia de Iracema, recebeu mais uma vez o bloco Num Ispaia Senão Ienche com o grupo DTF Elétrico. Amanda Oliveira, empresária, comentou que o local tem um espaço reservado no seu coração.

“Não tem Carnaval mais acolhedor que o de Fortaleza. Eu sempre escolho ficar no bloco de rua, pois a gente tem que usar a cidade. Aqui na Mocinha como o Mercado dos Pinhões, são locais que frequento há muitos anos. São 12 anos que eu namoro, e desde então, eu e meu namorado sempre viemos pra cá. É um local guardado no coração, muito importante para Fortaleza. É histórico e a gente tem que manter”.

Gabriel Victor trabalha com celulares e saiu com uma fantasia de ‘notificação de smartphone’. Como ele comentou, foi uma estratégia para conseguir um par durante a folia e deu certo, ele afirmou. “Tá muito bom aproveitar o Carnaval aqui. Eu vim com a fantasia ‘posso ser sua notificação preferida’ e, vou te contar, tá dando certo. O dia todo foi bem tranquilo e agora à noite vou aproveitar ainda mais”, riu.

Já Marcio Colares também foi com o objetivo de arranjar um interesse amoroso, mesmo que temporário, durante o Carnaval. “Rapaz, o que eu gosto no Carnaval é esse clima. Dá para paquerar as meninas, com respeito, lógico, e, sinceramente é isso o que mais me atrai”, contou enquanto andava solitário pelo bloquinho de rua.

O folião Mauro Filho pouca importância deu aos amores de Carnaval. Para ele, o importante é dançar e divertir-se. “Olha, antigamente eu sempre viajava no Carnaval. Mas, já tem uns bons anos, nos retomamos a tradição do Carnaval e não tem mais motivo para sair. É um clima seguro, legal e na boa. É contagiante essa alegria”.

A cantora Lídia Maria, do Bloco do Prazer, também compareceu ao bloco na Mocinha. Para ela, o Carnaval é uma oportunidade de conhecer a cidade e de celebrar a cultura festiva da boêmia do local. “Eu sempre venho curtir aqui no Ispaia. E aqui na Mocinha sempre é muito legal, é um reduto tradicional da cultura de Fortaleza e atrai tanto gente de mais idade quanto jovens. Eu já tenho meu point aqui, então é só alegria”.

Homenagem

Os festejos de Carnaval em Fortaleza continuam nesta terça-feira (13/02) em diversos polos espalhados pela capital cearense. A festa de encerramento ocorre no Aterrinho da Praia de Iracema com shows de Baby do Brasil e Maria Rita.

Este ano, o Carnaval de Fortaleza presta homenagem ao compositor, músico e arquiteto Fausto Nilo, autor de diversos hits carnavalescos e que desenhou importantes cartões-postais da capital cearense como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Praça do Ferreira.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com